Websites e softwares criados pelo governo estão complexos demais e são impossíveis de serem acessados.

O governo brasileiro está cada vez mais implantando sistemas via internet no que chamamos de Big Brother do governo. Os softwares fazem múltiplos cruzamentos de dados, verificam impostos para poder cobrá-los em tempo real e com o E-Social todos os trabalhadores também serão totalmente monitorados com dados pessoais, rendimentos, etc. Ou seja, empresas e empregados sendo monitorados diariamente. Só os políticos pelo jeito não são monitorados da mesma forma.

O problema que aconteceu recentemente na emissão das guias para o pagamento dos impostos no E-Social para cadastrar as empregadas domésticas e suas empregadoras é somente a ponta do iceberg. O sistema simplesmente não funcionava e o governo insistindo que se o pagamento fosse feito fora do prazo, haveria multa. Agora como empresário, tenho percebido este mesmo problema em dezenas de sites do governo para diferentes finalidades. A cada mês, a empresa de contabilidade que nos presta serviços menciona uma nova obrigação, um novo website a ser acessado, a necessidade de baixar um novo programa. Cada órgão do governo cria um site ou programa novo. Cada órgão de cada cidade, de cada estado, e por ai vai (ou não vai).

Para começar, o certificado digital que deveria ser pessoal e intransferível já não funciona direito. Várias vezes a nossa contabilidade pediu para retirar meu certificado digital e informar a senha. Ou seja, estou literalmente entregando minha assinatura digital para terceiros. Por quantas mãos meu certificado vai ter que passar na contabilidade? Isso é pior do que assinar um papel em branco. Tanto a contabilidade como também a própria atendente que emite o certificado digital confirmou que isso tem sido necessário, mesmo sendo absurdo.Até onde fui informado, nem todos os sistemas permitem criarmos procuração eletrônica para nossos contadores, o que exige que o dono da empresa entregue seu próprio E-CPF ou E-CNPJ.

Existe também outros sistemas no governo que exige download de programas, configurações e treinamento. Então o contador me liga e diz o seguinte: “se você não quiser me entregar seu certificado, você poderá baixar os programas, inserir as informações e depois baixar outro programa para realizar o envio via internet”. Por mais que eu receba todas instruções, não tem cabimento o dono de uma empresa ter que ficar o dia inteiro na frente do computador baixando e instalando esse monte de programa que o governo exige. Para isso é que eu pago contador. Ele sim vai baixar todos os programas, inserir os dados e ser plenamente treinado para fazer o procedimento certo.

Mas ainda assim, o contador não pode fazer tudo. As vezes, somos obrigados a entrar direto no site de algum órgão do governo diretamente. Que merda: para cada site, você tem que testar vários navegadores. As vezes é Google Chrome, mas não Internet Explorer. Outros vão mais fácil no Firefox. Outras vezes eu consigo somente no Opera. Estes sites dão erro várias vezes. O governo não disponibiliza nenhum telefone para resolver problemas, e quando muito, eles tem um formulário para envio de reclamações que será respondido por email. Como é possível ajudar alguém nestes casos por email, sendo respondido após 5 dias úteis e você com prazo pra cumprir para não pagar multa? Tem programa que só funciona nas versões mais antigas. Ou seja, se seu computador for muito atualizado, não adianta tentar. Fico revoltado pois eu tenho conhecimentos avançados em computador e mesmo assim apanho feito criança. Fico imaginando quem não possui tanta familiaridade.

Perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu. Mas recentemente ocorreu isso comigo e poderei mostrar exatamente ao que me refiro. Recebi uma notificação digital para fiscalização da minha empresa. Para isso, tive que entrar em um site que nunca tinha ouvido falar. Entrei com certificado digital e após algumas tentativas (deveria ser de primeira, mas fico feliz que entrei em menos de 20 minutos sem dar pau), consegui baixar a notificação e as exigências. No outro dia, descobri que precisaria responder a esta notificação também por internet e anexar documentos através de outro site. Em nenhum local mostrava o endereço deste site. Tive que perguntar ao contador: chama-se e-pat (https://www.fazenda.sp.gov.br/ePAT/portal/). O site pede o certificado digital 2 vezes, sendo que na segunda vez sempre deu pau. Resultado: passei horas na frente do computador e não consegui entrar no site. Eles ainda colocam um manual para download cheio de procedimentos: apagar cache do navegador, excluir pasta XXX, reconfigurar tudo. Fiz todo o procedimento e nada. Ou seja, desconfigurei todo meu computador para nada.

No final das contas, a informatização que deveria agilizar e facilitar os processos, acabam só representando mais burocracia ainda. Temos que perder mais tempo para passar mais informações ao governo que será usada simplesmente para controlar seus impostos pagos e cobrar mais multas injustas. Espero que algum dia no futuro estes sistemas funcionem realmente para não dependermos mais de ir num balcão de atendimento público e conseguir tudo via internet. Mas enquanto isso, as empresas tem sofrido cada vez mais com estes inúmeros sistemas, que exigem inúmeros cadastros, downloads e dificuldades de acesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s