Nunca confie no gerente do seu banco! Eles só querem cumprir metas e defender o banco (e seus empregos). Investir no seu negócio sempre poderá dar muito mais retorno do que qualquer investimento.

Como é triste para mim ter que falar mal de uma classe inteira e generalizar desta forma, mas infelizmente nos mais de 15 anos de empresário, nunca tive um gerente de conta que desse conselhos bons para mim (e não para o banco). Já tive conta em pelo menos 4 dos maiores bancos do Brasil e nunca tive uma experiência positiva por muito tempo. Alguns começam bem, mas ao longo dos meses começam a oferecer alguns produtos muito ruins, como se tivessem a maior rentabilidade do mundo. Neste universo, é muito fácil ser confundido pois são muitas variáveis e regras complexas. Muitas vezes um rendimento aparentemente bom vira pó quando descobrimos o imposto de renda sobre ele e outras taxas aparentemente pequenas.

Já conheci ex-funcionários que preferiram pedir as contas e sair dos bancos do que mentir para seus clientes para cumprirem metas. Infelizmente muitos mentem descaradamente. Fazem isso comigo que tenho algum conhecimento… imagino o que não fazem com idosos ou pessoas com pouco conhecimento do assunto que não sabem fazer conta de juros. Já fizeram com idosos na minha família!

Se seu gerente nunca fez isso com você, mais cedo ou mais tarde ele vai oferecer um “fundo de previdência fantástico melhor do que fundos de investimento” ou querer te emprestar dinheiro a 1,5% ao mês quando você já tem dinheiro disponível aplicado em algum fundo (rendendo 1% ao mês). Nessas horas dá vontade de bater o telefone na cara. Isso quando eles não solicitam uma reunião contigo: você sozinho com outras 3 ou 4 pessoas do banco falando ao mesmo tempo. Não quer plano de previdência? o outro já emenda um consórcio, passa pelo seguro de vida, PIC, Plim para concorrer a sorteios semanais, e por ai vai.

Depois de falar tão mal deles, eu paro pra pensar o quanto eles devem ser pressionados para fazer isso. Afinal eles também tem que defender seus empregos, metas e tal. Mesmo assim, seja educado. Diga não, obrigado. Nunca me arrancaram o fígado por isso! kkk. Nunca sabemos quando iremos precisar do banco e um bom relacionamento com seu gerente pode fazer diferença nestas horas.

Você que é empresário não deve ficar deslumbrado quando lhe oferecerem uma aplicação que renda 1% ao mês (e olha que 1% líquido já é algo bem raro para aplicações mais seguras). Pense que 1% ao mês, não dá nem 13% ao ano.

Quanto sua empresá irá trazer de retorno em 1 ano se você aplicar o mesmo valor? Invista na sua empresa, equipamentos, estoques, vendedores, ampliações de área, etc. Deixe uma reserva estratégica no banco, mas não esqueça de investir na empresa (esquecendo seu lado muquirana de guardar dinheiro sempre – outro artigo publicado hoje).

Um comentário em “Nunca confie no gerente do seu banco! Eles só querem cumprir metas e defender o banco (e seus empregos). Investir no seu negócio sempre poderá dar muito mais retorno do que qualquer investimento.

  1. Marcelo disse:

    Excelente comentário. Cautela, inclusive, com aqueles que lhe pretendem auxiliá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s