Poucas empresas dominam as gôndolas de supermercados. Pequenas e médias empresas não conseguem competir.

Se você parar para pensar, a maioria dos produtos nos supermercados foram fabricadas pela Unilever, Nestlé, Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola. Afinal, elas compraram várias empresas menores e foram agregando novos produtos.

http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FEconomia%2FA-concentracao-das-empresas-nas-gondolas-do-supermercado%2F7%2F32575

Alguns podem dizer que o CADE deveria impedir a concentração de mercado na mão de poucos, mas isso não vai resolver a raiz do problema. O governo deveria dar condições para o empreendedorismo no Brasil, ou seja, ter uma política voltada em incentivar pequenas empresas a serem abertas. E incentivos para que as médias empresas fiquem grandes. Como uma empresa brasileira, que vive num ambiente corrupto, de altos impostos e custos trabalhistas e sem planejamento vai querer competir com empresas americanas onde as empresas são estimuladas a crescer e estão num ambiente que favorece o empreendedorismo?

Não estou falando somente dos Estados Unidos. Infelizmente existe 119 países melhores para fazer negócios do que o Brasil. Como competir com eles que chegam no Brasil cheio de dinheiro para investir e máquinas de última geração (e ainda ganhando milhões de benefícios do governo brasileiro)?
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-e-o-120o-melhor-lugar-para-negocios-diz-ranking

É humilhante empresas de outros países dominarem nosso país, ou seja, estamos perdendo em nosso próprio território.

Agora pedir para o CADE proibir a entrada destas empresas é a mesma coisa que o governo faz com produtos importados. Aumentar os impostos de importação impedem eles de entrar, mas deixa a população sem acesso a bons produtos e pagando muito mais caro por tudo, enquanto nossas empresas ficam sucateadas, protegidas e sem ambiente para se desenvolver de forma saudável. Isso é tapar o sol com a peneira e ter preguiça, medo ou incompetência de encarar a raiz do problema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s