Como dono de pequena empresa, tenho visto um comportamento lamentável de muitas grandes empresas (poderosas) e pequenas também, de atrasar todos os pagamentos e sempre pagar em cartório, sem multa nem juros. As pequenas na maioria são empresas sem fluxo de caixa e mal da perna que fazem isso para sobreviver. Mas minha grande preocupação vai para as grandes empresas que tem todo o poder de pagar quando eles querem, e da maneira que eles querem, impondo suas vontades unilateralmente sobre seus fornecedores.
Como muitas destas empresas tem que ter o nome limpo no mercado (certidões negativas) para participar de licitações, ou mesmo exigência de outros grandes clientes, a única maneira de ver a cor do dinheiro é protestando no cartório. O pior é todo o blábláblá que inventam, pedem prorrogação e não pagam, deixam de atender telefone, jogam a culpa na “diretoria” que você nunca sabe quem é !!!
Pensando na solução para isso e falando com outros empresários a resposta que aparece: podemos nos recusar a vender, mas vem seu concorrente e vende mesmo assim. Ou seja, se quiser vender e ficar vivo no mercado, venda mesmo assim e aprenda que é assim que as coisas funcionam.