Noticiam o óbvio: Copa do Mundo tem risco de ter apagão de mão de obra

Outro artigo muito repetido aqui que aparece quase todo dia nas manchetes: apagão de mão de obra. A matéria diz em risco de apagão de mão de obra para a Copa do Mundo. Isso reflete a realidade vivida por todas empresas: apagão de mão de obra, pouca qualificação e pessoas pedindo salários muito acima.

A Copa do Mundo com certeza trará muitos turistas ao Brasil e vai movimentar todas as cidades sedes. Agora se já temos falta de mão de obra no dia a dia, imagine na Copa em que a demanda cresce muito.

Acredito que um dos principais fatores de qualificação necessários para atender ao turista estrangeiro que visitará o Brasil é falar outros idiomas e isso o brasileiro é uma vergonha. Muitos analfabetos funcionais que mal escrevem em português. Pouquíssimos falam inglês (ou acham que falam porque fizeram curso a vida inteira e não aprendeu nada). Se nem inglês se fala, não vou nem comentar um outro idioma…

Mesmo assim, a maioria das pessoas que não falam inglês serão contratadas da mesma maneira porque não temos opção, mesmo sendo um pre-requisito básico.

Exatamente isso ocorre atualmente nas empresas… contratamos funcionários que não atendem nem os mínimos pre-requisitos da função por não termos opção. E apesar disso, os salários pagos aumentam assustadoramente. Ou seja, produtividade baixa, altos custos na visão das empresas. E na visão do consumidor, preços caros e baixa qualidade.

http://economia.ig.com.br/2014-02-07/copa-do-mundo-tem-risco-de-apagao-de-mao-de-obra.html

Um comentário em “Noticiam o óbvio: Copa do Mundo tem risco de ter apagão de mão de obra

  1. Emerson Carneiro disse:

    Estou desempregado há 7 meses já e não é por falta de vontade de trabalhar. Toda semana envio mais de 60 currículos. Vim morar em Fortaleza porque minha esposa queria ficar perto da família dela e estou pagando muito caro por não ter nascido aqui. Tenho qualificações de sobra para as vagas, porém pessoas que arrumam emprego lambendo e bajulando os outros, quando veem minhas qualificações, já tratam de me eliminar para disputar a vaga alegando pasme, que tenho qualificações demais para o cargo ou que quero ganhar muito. Ué ? Desde quando R$ 1.300,00 é muito para alguém administrar sua empresa, fazer estudos para melhorar e otimizar setores. Vejo muito empresa dizer querer um Neymar, mais quer pagar salário de gandula. Eu tenho família e casa, contas igual a todos e não posso ficar recebendo salário de adolescente. Não dá.

    A grande maioria das empresas tem preguiça de fazer uma real seleção, vai na base de “você conhece alguém ?” Daí ficam quase 10 pessoas junto com o chefe batendo papo e fingindo que trabalha e todos sabem disse e dizem que você que é de fora e não veio indicado por ninguém tem mais é que se ferrar e mostrar serviço. A gente que está aqui já tem uns anos, pode fazer o que quer”. E pode mesmo. As empresas não admitem que erram chamando esses caras para trabalhar e depois não querem gastar os demitindo.

    Sempre trabalhei além do meu horário, em dias de folga, desenvolvi várias melhorias e até descobri um monte de máfia roubando dentro das empresas e o que ganhei com isso ? NADA ! Só um pé bem dado na bunda porque não bajulava e não ria de piada sem graça de ninguém.

    O pessoal sempre reclama que não acham gente qualificada, mais quando acha pensa que vai perder o emprego pro forasteiro que sabe mais que ele e acaba pegando um zé ruela e já que o dono ou diretor da empresa adora ele por puxar seu saco, nem quer saber sobre o currículo da pessoa e já manda pastar.

    Eu estou sendo muito discriminado aqui no Ceará por ter vindo de São Paulo. Fica todo mundo preocupado se não assassinei ou roubei alguém e vim fugido pra cá.

    Vocês acham normal pagar um serviço caro de hotel ou restaurante porque acham que merecem coisa boa. Daí muitos de você acham que uma pessoa que vai cuidar das empresas e do patrimônio de vocês tem que ganhar igual ao faxineiro. Daí fica bem difícil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s