Econ demite 150 e obviamente sem pagar verbas recisórias. Multa de 40% do FGTS na demissão é palhaçada contra as empresas.

Já escrevi outros artigos contra os altíssimos valores referentes às verbas rescisórias, em especial a multa de 40% ou 50% de multa do FGTS. Como empresário, sou veemente contra uma multa estratosférica quando se demite um funcionário.

Primeiro porque assim um funcionário nunca vai pedir as contas, sempre vai fazer corpo mole para receber a multa, ou querer fazer acordo. Afinal, a lei só vale quando prejudica a empresa, quando prejudica o funcionário sempre julgam que a empresa tem o dever de fazer “acordo” mesmo sendo crime. Nestes casos, a empresa não tem escolha e fica obrigada a fazer acordo, afinal, o que adianta manter um funcionário corpo mole que vai prejudicar e ficar falando mal da empresa??

Essa multa do FGTS é aquela conta (entre muitas) que a empresa e o empresário só descobre o tamanho do rombo quando é tarde demais, são os custos ocultos numa empresa que nunca consideramos na formulação dos preços. Somos sempre pressionados pela concorrência e hábito dos consumidores a sempre ter o preço mais baixo, acabamos empurrando estes custos com a barriga, até que alguma hora temos que pagá-los.

Se a idéia for nunca tirar qualquer benefício do funcionário, então porque não aumentar o recolhimento mensal do FGTS e eliminar a multa no final?? Assim, as empresas não tem surpresas e contas milionárias bem na hora em que não pode. A empresa está indo mal, fica no vermelho, tem que demitir e ainda pagar uma fortuna?

A medida em que o custo fica mais evidente nas contas mensais, o empresário já toma medidas imediatas e analisa se realmente tem condições de pagar pelo funcionário. Se a conta não fechar, fica mais fácil se recuperar, tem que demitir na hora, automatizar mais, não contratar novos funcionários nem propor salários altos que não poderão ser cumpridos no final.

Essa multa de 40% prejudica os próprios trabalhadores, pois acabam nunca vendo a cor deste dinheiro, como neste caso da Econ, ou são obrigados a ficar trabalhando infelizes numa empresa sem coragem de pedir demissão. Vão ter que entrar na justiça e receber este dinheiro em não sei quanto tempo, além de aumentar os gastos da máquina publica com processos. E processos a justiça já está cheio.

Se a Econ está realmente sem dinheiro para pagar todo mundo (ou se é golpe), eu não tenho como julgar. Mas me parece bem complicado concorrer com grandes redes do tipo Carrefour, Pao de Açúcar, Extra e outros que negociam grandes contratos e compram volumes infinitamente superiores com maior poder de pechincha. Cada vez mais o mundo está ficando monopolizado com grandes multinacionais dominando tudo e fechando os “pequenos e médios”.

2 comentários em “Econ demite 150 e obviamente sem pagar verbas recisórias. Multa de 40% do FGTS na demissão é palhaçada contra as empresas.

  1. Jussara disse:

    Em qualquer contrato de prestação de serviço temos que cumprir aviso e só,será que o aviso prévio que bancamos ao funcionário corpo mole e que não difícil até se machuca para tirar mais um pouco dos empresários.
    Ainda bancamos 40% para o funcionário e mais 10% para o governo, vocês acham que não e vantagem para a máquina que sempre mandemos embora sem justa causa?
    Sim,porque mesmo mandando embora um funcionário por justa causa que trabalhava na minha empresa e noutra no mesmo shopping e pasmem…batia o cartão na minha empresa e ia trabalhar na outra.me roubava 2 horas por dia.
    Temos os cartões como prova e mesmo assim o cara esta na justiça.
    O que e justa causa? Se ele matar o patrão? E mesmo assim se for réu primário, tudo bem!!

    • LucianoFreire disse:

      Se ele matar o patrão, não vai ser justa causa pois provavelmente não haverá testemunha e a polícia não vai nunca descobrir o autor do crime. Sem provas concretas, o funcionário tem sempre a razão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s