Estou desistindo de ter industria com tanta dor de cabeça e baixos lucros. Revender é mais facil e lucrativo.

Infelizmente manter uma indústria no Brasil virou missão quase impossível. A indústria tem todas dores de cabeça com maquinário, necessidade de atualização tecnológica, concorrência internacional principalmente chinesa, certificados, alvarás, peões de fabrica desmotivados e sempre pedindo aumento, etc. Quando levantamos todos os custos diretos e indiretos e vários outros ocultos que não rateamos, descobrimos que os números não fecham, ou seja, movimentamos muito dinheiro mas o lucro dificilmente aparece. Quantas vezes minha maquina não parou e perdi pedidos e ouvi um monte do cliente… Os custos das matérias primas variam todos os meses, precisamos controlar perdas, manutenções preventivas nos equipamentos, dificuldade enorme de repassar qualquer aumento, o próprio ambiente de trabalho é mais bruto.

Do outro lado, tenho meus revendedores e distribuidores. Eles recebem a caixa fechadinha e bonitinha, pronta pra sair. Se meu preco esta fora, basta ligar pra outro e na mesma semana muda de fornecedor. Se alguém lanca um produto novo, o revendedor não tem qualquer custo para fazer a troca. Se for uma empresa maior, eles ate podem colocar a marca própria. Ou seja, o fabricante passa anos se matando e o revendedor leva a fama e fica com a marca consolidada.

Por isso, passei também a revender produtos e importar. A planilha de custos fica fácil de fazer com bem menos variáveis. Para ter o custo do produto basta ver a nota fiscal de entrada e considerar alguns impostos. A revenda se foca na área comercial e marketing, pode ficar num escritório bonito no ar condicionado, muito menos, digamos assim insalubre. Depois que o seu produto emplaca no mercado, basta ficar tirando pedido e fazendo a logística. Com certeza uma revenda tem vários outros desafios, mas vejo que a indústria tem muito mais problemas pois junta os desafios da revenda (pois mesmo os fabricantes precisam gastar com área comercial e marketing) além das dificuldades de fabricar um produto.

Eu particularmente tenho tido muito mais lucro (e menos trabalho) na minha linha de revenda do que fabricação própria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s