Infelizmente manter uma indústria no Brasil virou missão quase impossível. A indústria tem todas dores de cabeça com maquinário, necessidade de atualização tecnológica, concorrência internacional principalmente chinesa, certificados, alvarás, peões de fabrica desmotivados e sempre pedindo aumento, etc. Quando levantamos todos os custos diretos e indiretos e vários outros ocultos que não rateamos, descobrimos que os números não fecham, ou seja, movimentamos muito dinheiro mas o lucro dificilmente aparece. Quantas vezes minha maquina não parou e perdi pedidos e ouvi um monte do cliente… Os custos das matérias primas variam todos os meses, precisamos controlar perdas, manutenções preventivas nos equipamentos, dificuldade enorme de repassar qualquer aumento, o próprio ambiente de trabalho é mais bruto.
Do outro lado, tenho meus revendedores e distribuidores. Eles recebem a caixa fechadinha e bonitinha, pronta pra sair. Se meu preco esta fora, basta ligar pra outro e na mesma semana muda de fornecedor. Se alguém lanca um produto novo, o revendedor não tem qualquer custo para fazer a troca. Se for uma empresa maior, eles ate podem colocar a marca própria. Ou seja, o fabricante passa anos se matando e o revendedor leva a fama e fica com a marca consolidada.
Por isso, passei também a revender produtos e importar. A planilha de custos fica fácil de fazer com bem menos variáveis. Para ter o custo do produto basta ver a nota fiscal de entrada e considerar alguns impostos. A revenda se foca na área comercial e marketing, pode ficar num escritório bonito no ar condicionado, muito menos, digamos assim insalubre. Depois que o seu produto emplaca no mercado, basta ficar tirando pedido e fazendo a logística. Com certeza uma revenda tem vários outros desafios, mas vejo que a indústria tem muito mais problemas pois junta os desafios da revenda (pois mesmo os fabricantes precisam gastar com área comercial e marketing) além das dificuldades de fabricar um produto.
Eu particularmente tenho tido muito mais lucro (e menos trabalho) na minha linha de revenda do que fabricação própria.