Nova lei anticorrupção será inútil e foca somente o lado das empresas privadas.

Obviamente qualquer lei que combata a corrupção contra a administração pública é bemvinda, mas esta lei sera totalmente inútil. O governo quer mostrar para a população que está combatendo a corrupção? Pelo alarde que todos os jornais fazem, a população e a mídia parecem mesmo cegas.

Sempre falei que o centro podre da corrupção está no governo, escancarada e sem vegonha. Não estou dizendo que não existem empresários (e seus funcionários) corruptos, mas esta lei mostra que é sempre as empresas as responsáveis por fiscalizar tudo e tira as responsabilidades dos governos.

Por que o governo não cria leis e projetos para fiscalizar o próprio poder publico ? Fiscalizar funcionários públicos, politicos, instituições públicas, ONGs, sindicatos, etc…

Enquanto isso, ouço diariamente escândalos no governo que não são punidos, nem julgados. O ministro da saúde Arthur Chioro assume cargo público, mesmo tendo uma empresa que presta serviços de saúde para vários municípios. Ele transfere as cotas da empresa para a esposa e o governo aceita normalmente já que a empresa “não é mais dele”. Estão todos tirando sarro da nossa cara.

Considerando que em todas as grandes licitações há corrupção e só ganha aquele que paga propina pro governo, todas as empresas honestas nunca mais vão querer participar de licitações públicas. Vai ser um prato cheio para estas empresas fundo de quintal controladas secretamente por ministros e governantes. Estas empresas de fachada (como esta do Arthur Chioro) vai sair ganhando tudo. Estas empresas de fachada nunca serão investigadas ou multadas, afinal pertencem a ministros, senadores e outros funcionários públicos. Isso sem falar em vários casos de empresas honestas que vencem licitações e levam meses ou anos para receber o pagamento. Minha e milhares de pequenas e medias empresas ficam totalmente sem chance de participar honestamente de qualquer licitação e quando ganha, ainda corre um grande risco de calote.

Afastar a corrupção no governo, isso sim irá automaticamente barrar os empresários corruptos e reduzir corrupção, porém o inverso não é verdadeiro. Afinal, quantas leis já não existem e quantos regras já foram criadas em licitações e mesmo assim a putaria continua??

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/138714_ENTENDA+O+QUE+E+A+LEI+ANTICORRUPCAO

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/01/1401707-novo-ministro-da-saude-nega-conflito-etico-em-atuacao-como-consultor.shtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s