Não confie nas empresas certificadoras do Inmetro pois muitas mentem dizendo que seu produto tem certificação obrigatória.

Depois da nova lei que exige selo Inmetro para dezenas de novos produtos, aconteceu uma correria maluca em muitas empresas para certificar seus produtos. Enquanto as grandes empresas e multinacionais tem verba para gastar mais de R$20.000 para certificar um produto, as pequenas e médias empresas são obrigadas a desistir de manter o produto no mercado, já que produto sem certificação pode gerar altas multas.

Consultei muitas empresas certificadoras e tive muita dificuldade em ser bem atendido. Creio que elas deem preferencia para grandes empresas com grande linha de produtos. Tinha dúvida se meu produto exigia certificação compulsória ou não. Passei mais de 2 anos com esta dúvida pois mais de 6 empresas me juraram que meu produto exigia certificação, mas eu não sendo advogado (nem entendido do assunto) lia o texto da lei e tinha a impressão que meu produto não se enquadrava. Não entendo “juridiques” mas em português era isso que estava escrito. 

Até que uma empresa de grande nome no mercado me comentou que meu produto não exigia a certificação. O nome desta empresa merece ser mencionado por sua honestidade, profissionalismo e bom atendimento. A empresa é SGS. Muitas empresas se aproveitam do desconhecimento de seus clientes para certificarem produtos que não precisam de certificação e plantam aquele terror básico de que nosso produto não pode ser vendido sem o selo.

Estou agora tranquilo que meu produto não requer a porra do selo Inmetro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s