Pagar verbas de rescisão somente na Justica do Trabalho esta virando comum e sendo recomendado por advogados.

Ouvi da minha advogada trabalhista que algumas empresas estão dispensando funcionários sem pagar verbas rescisórias, deixando que estes valores sejam calculados e pagos na Justiça do Trabalho. Olhe em que ponto estamos chegando, lamentável.  Já tive problemas e desilusões com alguns poucos funcionários, mas ainda não chegou no ponto de precisar fazer uma coisa dessas. Mas entendo os motivos que levam estas empresas a fazerem isso. Por isso, pesquisei alguns artigos (links abaixo) que defendem totalmente os empregados nestas situações. Imaginando que o Brasil fosse um país perfeito que realmente houvesse justiça e as coisas funcionassem como deveria, esta atitude das empresas seria totalmente descabida, nefasta, desonesta, detestável e imoral. Infelizmente tudo funciona ao contrário no Brasil e a teoria é muito diferente da prática.

A Justiça do Trabalho virou uma fábrica de processos. O Ministério do Trabalho nem o sindicato servem como real homologador de rescisões. Eles se tornaram apenas mais um processo burocrático, uma assinatura e carimbo a mais que o funcionário precisa cumprir para dar entrada no seguro desemprego e retirada do FGTS, apenas um cabide de emprego para aumentar os gastos públicos e principalmente apresentar advogados trabalhistas que querem sugar dinheiro de empresas e empregados, e entram com processos mesmo quando a empresa cumpre 100% dos deveres.

Então os empresários já sabem que mesmo pagando todos os direitos e valores devidos, um valor muito alto ainda vai aparecer para ser pago depois no processo, além dos gastos com advogados (que para o funcionario é gratis mas para empresas bem caro). Os juízes não usam a lei para definir suas sentenças, na realidade tomam decisões que contrariam as leis. Qualquer processo simples pode render multas altíssimas, por isso, mesmo quando a lei está a favor da empresa, é preferível fazer um acordo e pagar logo pro funcionário antes do julgamento pois como diria um advogado “cabeça de juiz e bunda de bebe, a gente pode esperar de tudo”.

Tão imoral quanto esta atitude das empresas, é também imoral o comportamento de muitos funcionários que entram nas empresas já arrumando o terreno, premeditando brigas e esperando ser mandado embora entrar na justiça e ganhar tudo.  Tenho empregados exercendo funções que não requer nenhuma experiencia (auxiliar de produção e ajudante geral) que são analfabetos, ganham 2 salarios minimos, mais benefícios e mesmo assim são umas lesmas trabalhando. Não se esforçam nada e não dão o menor valor ao emprego. Parece que eles disputam uma corrida para ver quem é mais lento e quem entrega menos. São mandados embora e ainda saem cheio de direitos e entrando na justiça.

http://blog-sem-juizo.blogspot.com.br/2012/02/demissao-sem-pagamento-de-verbas.html

http://atdigital.com.br/direitodotrabalho/2013/03/pagar-as-verbas-de-rescisao-somente-na-justica-do-trabalho-e-fraude-que-pode-gerar-o-pagamento-de-indenizacao/

Um comentário em “Pagar verbas de rescisão somente na Justica do Trabalho esta virando comum e sendo recomendado por advogados.

  1. Michel disse:

    Por incrível que pareça, existem também advogados honestos que não aceitam reclamações de mentira nem cobram honorários absurdos. Um deles me falou que já teve clientes (funcionários) que não pagaram um centavo depois de ganhar o processo. Como a justiça no Brasil é tão rápida como o caracol, um caso pode demorar anos (séculos?) para ser resolvido. O advogado pode trabalhar muito tempo só para ser roubado no final.

    O Brasil tem advogados demais. É por isso que muitos não tem trabalho e fazem coisas erradas. É por isso também que existe uma indústria de processo. Valores absurdos são sempre desperdiçado em nome de “justiça”. Com tanto dinheiro gasto, onde está a justiça? Quando vai ter justiça na justiça? É tudo brincadeira pouco engraçada. Para mim, a justiça do Brasil só faz e promove extorsões ‘legalizadas”. Ela ajuda criminosos, mentirosos e advogados malandros a ganharem dinheiro. Isto é, ela não ajuda muito as vitimas de verdade nem os honestos. É um sistema tão falso e problemático que me dá vontade de vomitar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s