Empresas pagam multas exorbitantes por atraso em qualquer tipo de pagamento, mas nunca conseguem cobrar o mesmo dos seus devedores.

Descobri hoje que deixei de pagar 2 DARFs no começo do ano e por isso o nome da minha empresa estava sujo na receita federal. Pago dezenas de boletos de impostos e taxas do governo por ano, mas a contabilidade não enviou apenas estes dois DARFs. Resultado: um valor de R$4.000 teve uma multa acima de R$1.000

Infelizmente o governo não liga na hora cobrando e avisando no dia seguinte ao vencimento. Quando nos damos conta, a única coisa que sobra é nós mesmos (ou a contabilidade) calcular multa e juros sem negociação. Então muito tempo se passa.

Olha a sacanagem: altíssimas multas por atrasos de pagamento de impostos e taxas do governo, atraso em algumas contas de empregados deve-se pagar em dobro, código de defesa do consumidor também diz que valor cobrado errado dá direito do consumidor receber em dobro. Ou seja, qualquer erro da administração, a empresa é obrigada a pagar em dobro. Quando minha conta fica negativa no banco, vira aquela bola de neve com juros exorbitantes.

Vamos ver agora quando minha empresa tem pagamentos em atraso para receber: créditos de imposto do governo não atualiza, para receber alguns créditos do governo é necessário uma burocracia enorme com gastos com contador ou advogado e demora anos para receber, se receber á atualizado somente pela inflação.

Um cliente está devendo para mim: eu posso protestar no cartório, ele vai e paga no cartório sem nenhuma multa. Ou o cliente alega que está em situação dificil e não aceita pagar multa e juros. Ou seja, somos obrigados a receber o valor sem multa para não perder o cliente… na verdade aceitamos sem juros pois é melhor do que não receber nada.

Vou mostrar agora como quem faz tudo certinho só se fode no Brasil e os picaretas se dão bem.

Eu pago minhas contas em dia e quando atraso eu pago multas altíssimas.

O trambiqueiro fica anos sem pagar, ai o governo cria uma “anistia” que perdoa parte das dívidas e parcela em 60 vezes sem multa nem juros (ou juros baixos). O governo do Brasil fica fazendo “anistias”, programas de parcelamento, criando impostos e depois extinguindo impostos (aqueles que pagaram em dia se fodem, aqueles que deixaram de pagar são perdoados).

Isso é o Brasil. Quem quer fazer o certo só se dá mal. Os juros e multas só valem contra vocë e nunca a seu favor.

2 comentários em “Empresas pagam multas exorbitantes por atraso em qualquer tipo de pagamento, mas nunca conseguem cobrar o mesmo dos seus devedores.

  1. Michel disse:

    É normal que seja tudo unilateral no país. É normal que tenha tanta gente desonesta e folgada no país. É normal que tenha tanta injustiça no país. Pois o sistema do Brasil encoraja sacanagem e egoísmo. É uma linha de produção de pessoas irresponsáveis, ignorantes e egoístas. Coloque elas no governo. O que vai acontecer? Elas só vão piorar o sistema e pensar em tirar proveitos pessoais. É um ciclo vicioso.

    Quem tem pouco senso de responsabilidade pública está trabalhando em órgãos públicos. Eles não vão facilitar nada para empresários que pagam o salário deles. Nem pensam nisso. Para eles, somos criminosos (potenciais) ou escravos ou idiotas que só pagam muitos impostos como idiotas.

  2. michelle disse:

    Concordo plenamente vendemos para o governo, e tem alguns que até o momento não pagaram e quando ligo para os mesmos, sou insultada, humilhada, neutralizada, é triste saber que nossos impostos são utilizados de maneira errada. Quando leio um edital percebo que nos empresa nacional temos só obrigações e sanções, enquanto outro lado paga quando quer, como quer e ainda nos trata como com uma tremenda falta de educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s