Obras públicas são sempre demoradas e levam o comércio próximo a falência.

Vemos pela noticia abaixo que as obras para estádios para Copa do Mundo arruinaram a vida de muitos comerciantes da região. O governo com sua ineficiência, leva anos ou décadas para obras que poderiam ser feitas em muito menos tempo.

Moro próximo da Rua dos Pinheiros em São Paulo. As obras do metrô fecharam a rua (e proximidades) por vários anos. E mesmo aqueles que não precisaram necessariamente fechar as portas, conviveram por anos com clientela praticamente zero, muito barulho, sujeira, infestação de pragas, e por ai vai. Qual empresa tem caixa para sobreviver sem faturamento por vários meses ou anos? O que fazer com os trabalhadores contratados? Custos de demissão são imensos. Mantê-los também não tem sentido de portas fechadas.

Os donos dos imóveis até são recompensados com grande valorização depois das obras, mas ficam no prejuízo por anos até que isso aconteça. Os comerciantes se ferram pois não resistem ao longo dos meses.

Estou esperando pra ver se a reforma da Feirinha da Madrugada vai realmente durar 2 meses, conforme prometeu o governo.

2 comentários em “Obras públicas são sempre demoradas e levam o comércio próximo a falência.

  1. Michel disse:

    Eu sei o que está acontecendo em Pinheiros. Já conversei com vários comerciantes a respeito. Ninguém me deu a impressão que estava muito bravo. É isso o que me surpreende sempre aqui no Brasil. Quem deveria estar muito, muito, muito bravo aceita as injustiças e não reclama muito. Será que eles pensam que nem adianta? E se todo o mundo se unisse?

    Eu mesmo já tive lojas e sofri desse tipo de problema. Sempre fiquei boquiaberto com a falta total de consideração por parte das autoridades e da administração do shopping. Eu até diria que eles adoram atrapalhar os comerciantes e o povo. Assim eles podem mostrar o poder e se sentir ainda mais importantes. Que absurdo.

    Quando tem jogo importante de futebol em São Paulo, a polícia sempre fecha algumas ruas e cria sérios problemas de transito. Tudo pára. O trabalho deles é melhorar o transito ou o piorar? Aparentemente eles vêm só para atrapalhar todo o mundo. É melhor não fazer nada.

    A policia deveria atrapalhar o menos possível os cidadãos. As obras não deveriam ser feitas em qualquer lugar nem em qualquer horário. São coisas óbvias, mas não para as autoridades irresponsáveis. Em São Paulo, as obras atrapalham em outros bairros também. Porque eles não fazem à noite como em outros países?

    A prefeitura de São Paulo não pára de criar viadutos e tuneis no meio da avenida na cidade que já tem problemas demais de transito. Será que os engenheiros não sabem que qualquer coisa grande no meio da avenida vai piorar o transito? Eles ão aprenderam isso na faculdade? Obras inúteis que só atrapalham também são produtos da corrupção.

    • LucianoFreire disse:

      Não sei se você conversou com os comerciantes da Rua Pinheiros agora ou há quatro anos. Atualmente a Rua Pinheiros está maravilhosa. Frequento a região e notei uma melhora significativa e para aqueles que sobreviveram a crise, agora estão colhendo os frutos… finalmente !!
      Destaco uma materia de 2009, na época em que os comerciantes não estavam assim tão felizes…

      http://vejasp.abril.com.br/materia/trecho-na-rua-dos-pinheiros-reabre-apos-obras-no-metro

      Quem frequentava antes e agora, viu que a maioria dos estabelecimentos não são os mesmos de anos atrás. Ou seja, poucos daqueles que estavam lá antes conseguiram colher os frutos das obras do metrô. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s