Empresas brasileiras migram pro Paraguai, mostrando a fragilidade do Brasil.

O Brasil mostra que está seguindo o caminho oposto a maioria dos outros países do mundo. Carga tributária cada vez mais alta, encargos trabalhistas crescentes e rígidas, custo de energia entre as mais altas do mundo mesmo tendo hidroelétricas para todos os lados, pouca infraestrutura, etc. Agora muitas empresas brasileiras perceberam que nosso vizinho Paraguai oferece excelentes condições para abertura de empresas: impostos ridiculamente baixos, mão de obra barata, baixos encargos trabalhistas, energia barata e incentivos para exportação.

O Brasil é um pais extremamente rico, entre os 10 maiores PIBs do mundo, e mesmo assim não consegue atrair empresas estrangeiras para montarem suas fábricas por aqui. Em teoria tem total condições de financiar e fomentar o crescimento sustentável. A maioria das multinacionais que temos por aqui servem principalmente para abastecer o mercado interno.

Todos os países adotam alguma estratégia de crescimento: países desenvolvidos (EUA e Europeus) tem a mão de obra cara, porém tem alta produtividade e tecnologia. Países subdesenvolvidos não tem a alta tecnologia, mas tem mão de obra barata. O Brasil não tem nem um, nem outro, e nenhuma estratégia de longo prazo.

Outra reportagem mostra que a mesma calça jeans fabricada no Paraguai custa 35% menos. Isso é uma diferença absurda. Vamos começar a perder empregos e competitividade até pro Paraguai??

O Brasil não precisa apelar e igualar condições trabalhistas da China ou Paraguai e pagar salários muito baixos, mas precisa compensar as empresas de alguma forma, já que tem dinheiro para isso: financiamentos, pesquisas, menos burocracia, mais tecnologia, infra-estrutura, educação, reduzir o famoso custo Brasil.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,empresas-migram-para-o-paraguai,152100,0.htm

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,custo-de-calca-jeans-paraguaia-e-35-menor,152101,0.htm

Um comentário em “Empresas brasileiras migram pro Paraguai, mostrando a fragilidade do Brasil.

  1. Michel disse:

    O Brasil não tem nenhuma estratégia de longo prazo. É verdade.

    Infelizmente isso também é por causa da cultura do país. De modo geral, os brasileiros vivem só no presente e têm MUITA preguiça de pensar. É uma atitude caipira que é boa para a mente. As pessoas não ficam ruminando o passado nem ficam preocupadas demais com o futuro. Dá para viver otimista. Mas o mundo está mudando muito rápido enquanto o Brasil está dormindo.

    Pessoalmente não conheço outro povo que esquece tudo tão rápido como os brasileiros. Até em São Paulo, a maior cidade do país, as pessoas têm a mentalidade caipira. As promessas de ontem não significam praticamente nada hoje. É normal não cumprir os compromissos e “justificar” com quaisquer desculpas absurdas. É normal ficar cometendo sempre os mesmos erros idiotas. Se é assim em SP, não pode ser muito melhor no interior. Nessa cultura irresponsável e folgada, o planejamento a longo prazo é impossível. Os brasileiros lembram e respeitam alguma coisa só se tem medo de multa ou de nome sujo. Como ficaria tudo se não tivesse nenhuma multa no país? Até com muitas multas, quase nada funciona direito.

    Quem deveria ter planejamento a longo prazo para o país é o governo. Infelizmente o Brasil não tem esse tipo de governo. Afinal o governo do país é feito pela cultura do país e a cultura é algo impossível de mudar de um dia para outro. No Brasil, é mais difícil ainda pois o país é enorme e é o tipo de cultura não dá valor à disciplina nem à ética. Tem corrupção demais também. Quem está ganhando muito com corrupção não se preocupa com a situação nem o futuro do país. Eles só querem que a corrupção continue.

    A cultura do Brasil mudaria imediatamente se todos os brasileiros fossem viver anos em culturas bem mais disciplinadas e organizadas. Eles entenderiam assim quais são os problemas do país. Isto é, se eles voltassem… Na realidade, muitos brasileiros que já estão morando em países mais sérios não voltam mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s