Brasil último colocado: altos impostos, nenhum retorno para a população. Governo rico, empresas sem lucro e população sem poder de compra.

Para qualquer empresário, não é novidade nenhuma saber que o Brasil é campeão dos impostos. Infelizmente a maioria da população não sabe na realidade quanto se paga de impostos sobre os produtos que compra, e ainda insiste que os produtos no Brasil são caros por causa das altas margens das empresas. Infelizmente quando o governo não reverte o alto recolhimento em impostos para a população, as empresas e o empreendedorismo são muito afetados. Afinal, a mão de obra fica desqualificada sem educação, doente sem acesso a tratamentos de saúde (tendo as empresas que oferecer planos de saúde privados), alto custo em vale transporte mesmo que ineficiente, etc. Da mesma maneira que a população não pode contar com nenhum serviço publico, as empresas ficam totalmente largadas. O governo não investe nem incentiva empresas inovadoras, não financia pesquisas e só defende empresas que financiam partidos políticos.

O pior é que o governo ainda faz milhões de campanhas para combater a sonegação, exigir notas fiscais, como se as empresas pagassem poucos impostos. Já somos campeão dos impostos no mundo mesmo tendo um monte de empresa sonegando, imagina se todos pagassem tudo certinho. Por isso que as empresas estão sempre na mão dos fiscais… nenhuma tem condições de pagar tudo certinho.

Imposto alto quer dizer que todos os produtos ficam caros e inacessíveis para a população e as empresas trabalham com margens mínimas para ficar com preços viáveis. Sem poder de compra, a população reclama que as empresas pagam salários baixos.

Não entendo quando vejo pesquisas de opinião dizendo e avaliando o governo como bom ou ótimo, mesmo nada funcionando. Não me refiro a partido X ou Y porque sempre foi a mesma merda. Hospital cheio sem médico nem leito, transporte público uma desgraça, estradas esburacadas, educação onde poucas escolas públicas se salvam, e por ai vai.

Não entendo como ainda existe gente que é contra a privatização do Brasil inteiro. Mas tem que privatizar e reduzir os impostos.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/04/brasil-e-ultimo-colocado-em-ranking-sobre-pouco-retorno-dos-impostos.html

2 comentários em “Brasil último colocado: altos impostos, nenhum retorno para a população. Governo rico, empresas sem lucro e população sem poder de compra.

  1. Michel disse:

    Como eu já comentei em outra página, o governo do Brasil é parasita legalizado. O sistema do Brasil suga e rouba as empresas e só enriquece os corruptos e criminosos.

    A justiça do Brasil é uma injustiça que ajuda os mentirosos e corruptos. Se a justiça não é séria, a lei não deveria ser tão severa, mas é absurdamente severa para as empresas. Entre a justiça que só cria injustiças e a lei muito severa e absurda e confusa e os impostos excessivos, as empresas no Brasil estão sufocadas. É melhor ser camelô.

    O governo deveria facilitar tudo para as empresas crescerem. São graças as empresas que a maioria do povo pode viver. Em países normais, o imposto é arrecadado para melhorar o país, mas esse princípio é completamente esquecido ou ignorado no Brasil. Os empresários deste país são tratados como criminosos que não fazem nada de bom. O governo do Brasil não tem nenhuma consideração para ninguém. Com um governo tão corrupto e tão pouco sério, os “criminosos” não tem nenhuma saída. O governo não administra direito ele mesmo e passa seus problemas para as empresas em nome dos impostos e da lei.

    Uma das causas desse fenômeno absurdo é que a maioria dos brasileiros não está interessada no que está acontecendo no governo nem no país. Tem pessoas que nem sabem onde fica a capital do país. Muitos não leem nada até morrer, nem o jornal. Eles não aprenderam nada na escola. A TV só tem programas de nível muito baixo. De modo geral, os brasileiros são muito pouco curiosos e não gostam de coisas complicadas. Neste país existe uma preguiça incrível de pensar que eu NUNCA vi em outros países. Como o povo não gosta de pensar, o Brasil têm poucas discussões sobre problemas sérios do país. Com um povo tão pouco curioso, indiferente, egoísta e míope, a vida dos corruptos e dos criminoso é muito fácil. Ninguém está de olho nos crimes deles! Os casos de corrupção que aparecem na mídia são só a ponta do iceberg.

    O cofre público não tem fundo no Brasil. Ele nem está trancado. Se não tem mais dinheiro no cofre, é só aumentar os impostos! Se muitos sonegam, é só aumentar as alíquotas ou criar novos impostos! É um ciclo vicioso. Como tem imposto demais, muitos são obrigados a sonegar. Mas aí, o governo vai cobrar ainda mais impostos. O ciclo vicioso cria cada mais corrupção e quem ganha muito com corrupção nunca quer abrir mão em nome de ética. Ninguém quer diminuir os impostos no Brasil mesmo que o governo já esteja arrecadando mais do que o suficiente. Até quando essa farsa vai continuar? Quando o povo vai entender que é sempre roubado pelos bandidos públicos? O país é manipulado por criminosos.

    Se os impostos não fossem excessivos, todo o mundo (ou a maioria) pagaria certinho pois assim não teria mais risco de fiscalização nem de multa. Mas essa normalização seria um problema sério para os corruptos. Eles ganham dinheiro sujo principalmente graças aos impostos e multas excessivos. Se o governo ele mesmo não quer tributação normal, o setor privado não pode fazer nada. A única solução democrática seria a eleição, mas a eleição também é muito corrupta no Brasil e o povo não está interessado na política. O Brasil vai continuar muito corrupto até o povo acordar um dia. Talvez daqui a 5.000 anos?

    Eu já viajei em muitos países, mas praticamente nunca vi produtos marcados “Made in Brazil” fora da America Latina. A única coisa que eu vi foi um mata-mosquitos que dá fumaça. Vi num hotel na África. Eu sei que o Brasil exporta bastante, mas ele exporta poucos produtos industriais visíveis para o consumidor. O Brasil é enorme e a população também é uma das maiores do mundo. Então porque o Brasil não pode exportar muito mais produtos industriais tão visíveis com os da China, do Japão, dos EUA, etc? Acho que uma das razões é os impostos excessivos no Brasil. Como as empresas brasileiras podem concorrer com empresas de outros países pagando muito mais impostos no Brasil mesmo? Incrivelmente é o próprio governo “parasita” que atrapalha as empresas brasileiras.

    Vivemos na era de globalização. As empresas do Brasil têm desavantagem muito óbvia.

    Quando eu vim ao Brasil em 1998, um advogado me falou que o governo do Brasil sempre aumenta impostos sem nenhuma consideração para ninguém. Eu não sabia ainda muita coisa do Brasil e não podia acreditar esse comentário. Era tão absurdo. Não fazia nenhum sentido. Pensei que o próprio advogado estava falando bobagem. Hoje eu sei que ele só falava a verdade. Eu sei também que tipo de governo “governa” o Brasil. Mas eu continuo a achar que nada faz sentido. É absurdo apertar tanto as empresas de que o país e o povo precisam. Porque o governo não faz limpeza nele mesmo antes de torturar as empresas?

    Infelizmente isso também é cultura deste país. A culpa sempre é de outros! Se tem problemas, é só passar tudo para os mais fracos que não podem protestar! É tudo unilateral no Brasil. Os mais fortes nunca tem consideração para os fracos. Ninguém tem confiança em ninguém. E a falta de confiança sempre cria muitos problemas. Isso também é ciclo vicioso.

  2. Michel disse:

    Para sua informação.

    http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2012/10/05/fiscalizacao-tributaria-asfixiante-prejudica-o-pequeno-empreendedor/

    Eu não estou criticando o Brasil para falar mal dele. As coisas que acho muito problemáticas são problemas mesmo do Brasil e dos brasileiros. Praticamente todo o mundo no país é afetado pela corrupção, pela lei absurda, pelo governo pouco sério, etc, mas incrivelmente a maioria dos brasileiros nem está preocupada. Essa indiferença é algo que eu nunca entendi. Como é possível ser tão míope?

    A mídia fala tanto de corrupção! Os preços no Brasil estão absurdos e não param de aumentar! Tantos crimes são cometidos! As cadeias estão lotadas! Porque o povo não pensa nas causas dos problemas fundamentais do país? O futebol é tão importante? A balada é tão importante? A novela é tão importante?

    Se o povo não se preocupa e continua pensando só na vida e no bolso deles, as injustiças vão continuar e aumentar. Quem deveria pensar primeiro no país é o governo. Mas acontece que não existe esse tipo de governo no Brasil. Se o governo não pensa no país e o povo também não se preocupa com nada, quem vai pensar no Brasil? O que estamos falando aqui é muito mais importante do que os jogos da seleção e o carnaval.

    Os brasileiros tratam o próprio país como os portugueses que só queriam levar matérias primas do Brasil. Os brasileiros saqueiam o Brasil. É um país tão grande e tão rico que merece muito mais. Paradoxalmente é justamente porque o Brasil é tão grande e tão rico que ele pode ser saqueado. Se o país fosse pequeno, frio e pobre em matérias primas, nada seria igual. Na África, tem muita pobreza mas não tem tanta corrupção como no Brasil. É porque onde nem tem muito dinheiro, é impossível ter muita corrupção. O Brasil é muito rico e é por isso que o povo pode viver sem muita preocupação apesar da corrupção de tamanho astronômico. Seria impossível viver assim num país como a Finlândia por exemplo. Sem organização nem planejamento nem solidariedade, o povo pereceria simplesmente no frio abaixo de zero. Não é por acaso que praticamente todos os países ricos e desenvolvidos tem clima muito frio. São os países menos corruptos também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s