Que paradoxo: as leis no Brasil são super complexas e infinitas, mas nenhuma empresa tem lucro suficiente para contratar assessoria de advogados.

Tive um problema com a “malha fina” do imposto de renda/receita federal e fui solicitar uma orientação “sem custo” de um advogado tributarista. Ao contrário dos médicos, os advogados pelo menos não cobram nada para analisar um caso. Nada contra médicos, nem advogados, mas sabemos que o serviço de ambos é muito caro (pelo menos a maioria dos bons médicos e advogados).

No final da visita, comentei com o advogado que eu era empresário, e a partir daí ele começou a me “assustar” mencionando várias leis novas e resoluções do senado que entraram em vigor em 2013. Ou seja, as leis mudam radicalmente da noite para o dia, e nós, empresários, não temos como nos manter informados, nem se adequar as mudanças. Descobri que todos os meus produtos que compro e vendo terão os impostos alterados, sendo eu responsável por saber profundamente todos os benefícios e impostos pagos também pelos meus fornecedores. Cito apenas alguns casos que envolvem quase todos meus produtos: substituição tributária e ICMS sobre importados. Estes dois assuntos já deixam qualquer um de cabelo em pé. O advogado comentou que criminoso que mata não vai preso, mas se a gente recolhe um imposto errado ou preenche um formulário incorreto, podemos ir para prisão a qualquer momento.

Neste caso, posso afirmar 100% que sou um criminoso, afinal, é impossível conseguirmos seguir todas as leis, resoluções e mudanças constantes da lei. Por isso que fiscal é tudo corrupto, senão, precisaria prender todo mundo: empresário, contador, gerentes, etc.

Nem cheguei a perguntar quanto custaria uma consultoria da empresa dele, mas posso dizer que a grande maioria das empresas não tem nem R$3.000 sobrando para receber uma consultoria permanente de advogados. Tive a sensação que esta consultoria iria custar pelo menos o dobro com ele. Só podemos apagar fogo, ou seja, contratamos advogado depois que recebemos uma notificação judicial, depois que a merda acontece.

Eu já pago quase dois salários minimos para ter uma contabilidade, e mesmo considerando minha contabilidade boa, eles não tem condições de me manter informado das coisas. Afinal cada produto de cada cliente dele tem que seguir leis e impostos diferentes. Infelizmente quando tenho uma duvida sobre importação, meu contador manda eu falar com o despachante aduaneiro, e o despachante manda eu falar com o contador. Ou seja, o empresário fica sem resposta e acaba fazendo de qualquer jeito. Claro que uma consultoria de advogados me salvaria, mas se for contratar consultoria para tudo que recomendam, eu precisaria pagar uma consultoria tributaria, uma trabalhista, uma empresarial, ou seja, empresário no Brasil precisa de infinitas consultorias.

Se fosse para seguir todas as leis e fazer o certo, todos deveriam contratar advogados para cargos de Vendedor, Comprador, RH e até para emitir notas fiscais. Imagina só… a “mocinha que emite nota fiscal” não pode ser mais aquela estagiária ou auxiliar de escritório… tem que ser uma contadora ou advogada experiente… sabemos que isso é praticamente inviável e/ou impossível. Minha vendedora atualmente trabalha com tanta tabela e calculo de impostos que fico até com pena, ela fica perdidinha, afinal, cada estado trabalha com impostos diferentes e vendemos diferentes tipos de produtos (cada um com sua fórmula e tabela).

Um comentário em “Que paradoxo: as leis no Brasil são super complexas e infinitas, mas nenhuma empresa tem lucro suficiente para contratar assessoria de advogados.

  1. Michel disse:

    O Brasil é um país onde o empresário trabalha duro para sustentar os corruptos e ladrões. Infelizmente isso é a realidade deste país. Os corruptos não tem nenhuma consideração para quem tem dificuldade em pagar os impostos. Os impostos não são arrecadados para melhorar o país, mas sim para ser roubados.

    Se seu faturamento é 100 e o lucro 20, eles querem como imposto 20 ou mais de 20. Não faz nenhum sentido, mas os corruptos e ladrões não estão preocupados com lógica.

    Em países mais normais, as empresas pagam imposto (de renda) em cima do lucro. Aqui no Brasil, eles pensam que todos os empresários são sonegadores (na realidade, os piores sonegadores são os próprios fiscais). Então somos obrigados a pagar imposto em cima do faturamento. É totalmente absurdo. As empresas não tem lucro sempre. Esse esquema absurdo incentiva a sonegação.

    Na verdade, eles querem que o empresário sonegue. Se ninguém sonegasse, como os fiscais poderiam ameaçar e roubar os empresários?

    No Brasil todo o sistema é feito para favorecer os corruptos e malandros. O governo do Brasil é mafia, ponto final. Os criminosos abusam o poder público para fazer negócios pessoais. Os juízes, advogados, policiais, etc. do Brasil não estão preocupados com a justiça. É tudo feito por interesse. A única coisa que conta no Brasil é grana. Isso é o nível do povo brasileiro.

    O que vai acontecer se pessoas desse nível administram (?) um país ou uma cidade? Vai acontecer o que está acontecendo neste país. O Brasil é administrado por criminosos que só pensam no próprio bolso. Enquanto isso o povo está jogando futebol e dançando samba …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s