Como em todos meios, existem empresários honestos e desonestos, ricos e pobres, e por ai vai.

Canso de ver diálogos, comentários e leis que tratam empresários como bandidos e/ou exploradores. Assim como qualquer profissão, existem os bons empresários e os maus empresários, mas não admito que façam essa generalização. O Brasil possui sim muita desigualdade social, muita pobreza e nada funciona, mas não podemos culpar os empresários por isso. Lembro que a maioria das empresas do Brasil são micro, pequenas ou médias, ou seja, são ex-empregados que juntaram suas economias para abrir sua própria empresa, empreendedores que começaram do zero com muita luta para chegar onde estão hoje.

Por isso, acredito que a maioria dos empresários são bem intencionados e honestos, mas também existem muitos empresários mau intencionados. Quando a coisa envolve dinheiro, todas as pessoas mudam. Podemos encontrar pessoas dentro de nossas próprias famílias que são vagabundas ou gostam de levar vantagem! Mas também tenho certeza que em qualquer família tem muita gente honesta e trabalhadora. Assim são os empresários. Mesmo porque pessoas mal intencionadas não progridem e o feroz mercado não permite empresários desonestos, incompetentes ou mal intencionados. Quem é desonesto com um funcionário, também será com seus fornecedores, clientes, parceiros, governo, etc. Dura pouco tempo!

Outro dia vi o dono de um restaurante que matou um cliente com uma facada no litoral. Este ato abominável com certeza irá fechar o restaurante dele. Quero dizer que mesmo que a justiça não coloque ele na cadeia, o mercado ou os clientes nunca vão retornar lá.

Na mesma semana, dois clientes mataram o dono de outro restaurante por motivo banal em outra cidade. Ou seja, vemos de tudo nessa vida.

Um comentário em “Como em todos meios, existem empresários honestos e desonestos, ricos e pobres, e por ai vai.

  1. Michel disse:

    Você falou “Quando a coisa envolve dinheiro, todas as pessoas mudam.” É isso mesmo.

    Antes de vir morar no Brasil, eu tinha vindo aqui várias vezes e conhecia brasileiros em outros países. Todo o mundo era simpático comigo. O Brasil parecia paraíso. Essa impressão mudou completamente depois que montei aqui meus negócios. Desculpe por ser sincero, mas eu só conheci mentirosos trabalhando aqui.

    Muitos brasileiros mentem quando pensam que vão perder alguma coisa. Eles não assumem a própria responsabilidade nem culpa. O que me irrita é que eles só falam mentiras muito óbvias. Eu não minto, mas se eu precisasse mentir para alguém, eu tomaria cuidado para não me contradizer. Eu mentiria melhor. Muitos brasileiros falam mentiras que não fazem nenhum sentido e quando você responde, eles gritam “Você está me chamando de mentiroso?” Eles sempre falam assim mesmo que saibam muito bem que estão mentindo.

    O Brasil tem uma cultura muito falsa. Os mentiroso e corruptos ganham nela. Os honestos não são escutados nem respeitados. Se você não finge que está acreditando as mentiras, os falsos ficam mais nervosos ainda. Você não sabe que tipo de escândalo eles vão fazer. (Ladrões fizeram escândalo na minha loja quando ficaram presos. Eles me acusaram de tratar eles como ladrão.) Até a justiça ajuda os falsos. O advogado só coloca mentiras no processo dos mentirosos. O juiz dá sentença sem nem ler a contestação. A audiência é uma farsa. Os mentirosos ganham muito dinheiro só mentindo. O sistema encoraja as mentiras e os mentirosos.

    O Brasil é um país muito rico, mas tem uma coisa que muitos brasileiros não têm: vergonha.

    Não tem como ensinar vergonha para quem nunca teve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s