Governo exige impostos não pagos da Natura. Todo ano, vemos grandes empresas sonegando impostos. Não tem como sobreviver de outra maneira.

Várias vezes por ano, vemos grandes empresas que são sonegadoras de impostos ou se envolvem em escândalos tributários. Como a carga tributária no Brasil é totalmente sufocante, todas as empresas são obrigadas a inventar maneiras de reduzir gastos com impostos. Isso é muito comum em pequenas ou médias empresas e posso chamar de normal esta sonegação. Mas ao longo dos meus anos, eu percebi que isso também é muito comum em grandes empresas. Realmente não é fácil de ver isso pois é muito bem maquiado, além do fato do fiscal sempre perdir um dinheiro por fora para fechar os olhos.

As grandes empresas tem um setor tributário especializado em descobrir brechas na lei ou analisar a super rebuscada e complexa lei tributaria brasileira. Por varias vezes, podem existir várias interpretações com diferentes alíquotas de impostos. É claro que sempre escolhemos a opção com menos impostos, mas o governo sempre acha o contrário, exigindo que paguemos pelo máximo.

Escrevi este artigo para mostrar que não são só as pequenas que sonegam. Pois nem mesmo grandes empresas conseguem sobreviver com tanta carga tributária. Se elas que são grandes e rentáveis e se submetem a estes riscos, imaginem as pequenas empresas. Já comentei anteriormente que minhas empresas com apenas 60 funcionários recolheram mais de R$1 milhão de reais em 2012… vendo que o governo não dá saúde, educação, nem moradia nem nada, é muito dinheiro…. é muita corrupção no governo. Campanhas para combater sonegação não faz sentido pois o governo já recolhe muito mais do que qualquer outro país. Reduzam os impostos primeiro, para depois querer combater sonegação !!

http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2013-01-07/receita-exige-da-natura-r-6278-milhoes-em-impostos-nao-recolhidos.html

http://www.brasildefato.com.br/node/688

Um comentário em “Governo exige impostos não pagos da Natura. Todo ano, vemos grandes empresas sonegando impostos. Não tem como sobreviver de outra maneira.

  1. Michel disse:

    Infelizmente o Brasil é um país sequestrado por ladrões e corruptos. Eles roubam em nome do imposto e da lei. Não tem nenhuma consideração para as dificuldade das empresas pois são ladrões. Eles querem manter os impostos absurdamente altos para roubar mais. Se não tivesse muito imposto, não teria como roubar muito por fora também.

    Não será fácil mudar esta sociedade pois o problema não é só os que já estão roubando, mas também a cultura do país (ou a falta de cultura). Se todos os políticos e funcionários públicos fossem trocados hoje, a corrupção voltaria cedo ou tarde. A cultura continuaria a mesma. Tem corrupção no setor privado também.

    Os brasileiros tem pouca noção do bem público. Quem não pensa na sociedade nem no país só pensa no próprio bolso. Acho muito simbólico o jeito de muitos brasileiros de entrar no ônibus lotado. Eles querem subir sem deixar ninguém descer primeiro. Essa visão míope é típico de muita gente. Os corruptos também são assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s