Tia Augusta está falida! Nestas horas de crise, não existe sindicato nem nada para tentar salvar as empresas !

É com muita tristeza que ouço sobre a suspensão das atividades da Tia Augusta, afinal, ouvia este nome desde minha infância. Nestas horas vemos a injustiça com empreendedores(as) como a Tia Augusta, empresa familiar que com muita luta cresceu e ganhou reconhecimento ao longo dos anos. Empresa no Brasil tem tratamentos opostos quando dão lucro ou quando dão prejuízo.

Abrir uma empresa requer muita dedicação dos donos, investimento e noites sem dormir. Dificilmente uma empresa dá algum lucro antes dos dois anos. Na realidade em dois anos a maioria das empresas fecham no prejuízo. Após alguns anos, a empresa pode começar a se tornar lucrativa. Finalmente todos os anos de dedicação e todos os riscos que o dono da empresa correu, pode render um lucro maior.

Vemos o que acontece com empresas lucrativas: sindicato batendo na porta todo ano para levar uma fatia do bolo, funcionários sempre se julgando vítimas dos patrões exploradores, leis trabalhistas complexas, impostos super pesados, código de defesa do consumidor, etc. Qualquer decisão judicial ou multa vira uma fortuna, já que empresa lucrativa sempre pode pagar mais.

Vejamos agora a situação de uma empresa falida. Não existe nenhum sindicato para negociar e tentar reerguer a empresa. Será que flexibilizar alguns direitos trabalhistas não poderiam ajudar a empresa a reerguer e não precisar demitir dezenas ou centenas de funcionários??? Afinal, uma falência também representa demissões em massa e trabalhadores na rua.

Vejo muitos consumidores revoltados em perder seus pacotes de viagens já pagos. Entra o PROCON e fica falando dos direitos do consumidor como se a Tia Augusta tivesse falido por alguma ação desonesta dos sócios. Ouço vários advogados falando dos direitos trabalhistas.

Na hora da falência, todo mundo fica atirando pedra como se a falência fosse uma coisa maldosamente planejada. As pessoas esquecem que não foi escolha da Tia Augusta decretar falência.

Acho interessante pensar também sobre as imensas verbas rescisorias trabalhistas. É uma dívida para empresa que ninguem sabe dizer o tamanho. Só descobrimos quando precisamos mandar um funcionário embora. Ou seja, quando uma empresa começa a ficar mal das pernas e precisa reduzir custos e ficar mais enxuta, é praticamente impossível demitir já que o custo de demissão é muito alto. Vira um círculo vicioso: a folha de pagamento está alta mas não tem dinheiro para demitir;

Os clientes estão certos em reclamar e os funcionários exigirem seus direitos, mas o governo (que sempre foi o maior sócio da empresa retirando mais do que o dono de fato) deveria oferecer um financiamento especial, benefícios de impostos, isenções. Afinal uma empresa que funcionou por décadas, virou referencia no mercado, realizou sonhos de viagem de muitos, pagou muitos impostos e empregou muita gente deveria ter alguma mão amiga para ajudar nestas horas.

Todos gostam de dizer “exijo meus direitos”… existem os direitos trabalhistas, direitos do consumidor, mas não existe os direitos do empregador !!

2 comentários em “Tia Augusta está falida! Nestas horas de crise, não existe sindicato nem nada para tentar salvar as empresas !

  1. Lamentável a falência Tia Augusta. Mais lamentável ainda é a exploração destes insensíveis que ao invés de tentar amenizar a dor que já é grande dos empresários que por motivos alheios a sua vontade, tem de encerar suas atividades mesmo a despeito de tantos anos trabalhados fio a fio .O governo só presta socorro àqueles que roubam, matam, e sequestram, é só ver o tamanho dos gastos com auxilio prisão, bolsas a dependentes de presos, é só ver o quanto os políticos tiram dos cofres em auxílios que nem precisam prestar contas etc.
    Isto é Brasil.
    Mas amigos, temos que fazer alguma coisa, enquanto ainda estamos vivos.

    • LucianoFreire disse:

      Todos perderam com esta falência: a empresa, os funcionários, os clientes com viagens já compradas, e até mesmo o governo que tem uma empresa a menos para explorar e extorquir com impostos. Como você falou, é revoltante ver políticos corruptos com o país com tanta corrupção e tão difícil para qualquer cidadão honesto prosperar. Obrigado pelo seu comentário/apoio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s