Cadê a lógica em pagar Caixinha de Natal se o 13o. Salário cumpre exatamente esta função??

Chega a época de Natal e começa aquela obrigação de dar a caixinha de Natal. Tudo existe uma lógica que deve ser pensada, caso contrário, todo mundo vai achar que merece. Eu também quero.

No meu condomínio, temos funcionários que já ganham o décimo terceiro salário e assim como muitos, pedem ou exigem a caixinha de Natal. A justificativa é para ter um final de ano mais “gordo”. O décimo terceiro salário surgiu exatamente deste hábito, portanto, o décimo terceiro salário nada mais é do que uma caixinha de Natal que virou lei. Portanto, não vejo sentido em dar um décimo quarto salário para quem já ganha o décimo terceiro.

Estou muito acostumado em ouvir que qualquer valor que se paga a um funcionário é caracterizado salário, e por isso, nenhuma empresa deve pagar nada por fora, senão o funcionário vai na justiça e pede todos os “extras” sobre este pagamento, ou seja, 13o salario, férias mais 1/3, FGTS, DSR, etc. Meu medo é criar uma lei do 14o saláro já que a caixinha de Natal é uma habitualidade… e mesmo criando o décimo quarto, todos continuarão pedindo a caixinha de Natal.

Portanto, todos aqueles que recebem 13o Salário não deveriam pedir caixinha. Por outro lado, existem profissionais liberais como as manicures que não recebem nada a mais no final do ano. Essas sim merecem o extra.

E quando os Correios entram em greve??? Devo pagar a caixinha mesmo assim pro carteiro?

Pensando de outra forma, se eu vou na padaria todos os dias e pago o sustento de todo mundo lá, eu como cliente que deveria ser premiado. Eu gasto todo meu dinheiro lá, sou cliente fiel e ainda tenho que gastar mais no final do ano??

Minha faxineira já ganhou o 13o salário… devo ainda assim gastar mais? No meu caso, eu acabei dando uma pequena cesta de Natal. E o leitor da Eletropaulo… o que eu tenho a ver com isso?? Qual serviço ele me presta?

Espero que as pessoas não sejam vingativas contra quem não paga caixinha, pois afinal, vingança não faz parte do espírito de Natal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s