Chega a época de Natal e começa aquela obrigação de dar a caixinha de Natal. Tudo existe uma lógica que deve ser pensada, caso contrário, todo mundo vai achar que merece. Eu também quero.
No meu condomínio, temos funcionários que já ganham o décimo terceiro salário e assim como muitos, pedem ou exigem a caixinha de Natal. A justificativa é para ter um final de ano mais “gordo”. O décimo terceiro salário surgiu exatamente deste hábito, portanto, o décimo terceiro salário nada mais é do que uma caixinha de Natal que virou lei. Portanto, não vejo sentido em dar um décimo quarto salário para quem já ganha o décimo terceiro.
Estou muito acostumado em ouvir que qualquer valor que se paga a um funcionário é caracterizado salário, e por isso, nenhuma empresa deve pagar nada por fora, senão o funcionário vai na justiça e pede todos os “extras” sobre este pagamento, ou seja, 13o salario, férias mais 1/3, FGTS, DSR, etc. Meu medo é criar uma lei do 14o saláro já que a caixinha de Natal é uma habitualidade… e mesmo criando o décimo quarto, todos continuarão pedindo a caixinha de Natal.
Portanto, todos aqueles que recebem 13o Salário não deveriam pedir caixinha. Por outro lado, existem profissionais liberais como as manicures que não recebem nada a mais no final do ano. Essas sim merecem o extra.
E quando os Correios entram em greve??? Devo pagar a caixinha mesmo assim pro carteiro?
Pensando de outra forma, se eu vou na padaria todos os dias e pago o sustento de todo mundo lá, eu como cliente que deveria ser premiado. Eu gasto todo meu dinheiro lá, sou cliente fiel e ainda tenho que gastar mais no final do ano??
Minha faxineira já ganhou o 13o salário… devo ainda assim gastar mais? No meu caso, eu acabei dando uma pequena cesta de Natal. E o leitor da Eletropaulo… o que eu tenho a ver com isso?? Qual serviço ele me presta?
Espero que as pessoas não sejam vingativas contra quem não paga caixinha, pois afinal, vingança não faz parte do espírito de Natal.