Exame Antidoping para os funcionários: direito do empregador!!

Li a matéria dizendo que cada vez mais as empresas estão fazendo exames antidoping em seus funcionários (tanto de rotina como na admissão). Sempre existe moralistas teóricos que dizem que trata-se de invasão de privacidade ou anti-ético, ou mesmo sindicalistas que agem igual mãe de presidiário (o filho que está na cadeia é sempre um anjo). Num mundo cheio de falsos moralismos em que qualquer comentário já vira “preconceito”, digo que a empresa deve ter sim o direito de mandar embora ou deixar de contratar pessoas que usam substâncias ilícitas (drogas). Não é a toa que as drogas são ilícitas e geram improdutividade, alterações de humor e alterações de desempenho e relacionamento. Pode até não causar tudo isso ou variar de acordo com cada pessoa, mas não será dentro da minha empresa que vou aprender. Hoje ela pode ser produtiva, mas amanhã ninguém sabe até onde isso pode parar.

Se chegar bêbado ao trabalho não é aceitável, o mesmo funciona para drogas. Não temos como saber se ele é usuário ou traficante. E mesmo para aqueles que defendem que o alcoolismo ou uso de drogas é doença, eu digo que uma empresa não tem que arcar com custos de saúde pública. Saúde pública e tratamento é com o governo. Já pagamos impostos demais para arcarmos com mais estes custos. Tire licença da empresa pelo INSS e faça seu tratamento.

Uma última pergunta: você empregaria uma pessoa para trabalhar todos os dias na sua casa, sabendo que ela é usuária de drogas??? A minha resposta é não, e considero minha empresa como se fosse minha casa… quero ambiente familiar!!! Cada indivíduo tem que se responsabilizar pelos seus atos, e se usar certas drogas é  socialmente aceito, ainda é contra a lei.

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1197665-dobra-o-numero-de-empresas-que-exigem-antidoping-aos-funcionarios.shtml

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s