Vergonha ver que brasileiros mal falem inglês (e mal falem português) !!!

Viajando para a China, fiquei impressionado no crescente número de pessoas que falam inglês. Já estudei mandarin por mais de um ano, por isso, eu sei o quanto é difícil para eles aprenderem inglês. Mesmo assim, eles aprendem. O inglês já faz parte do ensino fundamental na China, portanto, após a graduação, eles já falam bem inglês sem necessidade de cursinhos extras.

Olhando para o Brasil, as pessoas aprendem inglês desde a infância na escola, colégio e faculdade. Mesmo estudando por mais de 10 anos, uma minoria tem condições de manter uma conversação básica com um estrangeiro. Muitos fazem cursinhos extras por vários anos, mesmo assim, pouco evoluem. Conheço pessoas que fazem curso de inglês a vida toda, mas parecem iniciantes.

Estive pensando a causa disso… Primeiro, nossa educação nas escolas é uma porcaria. Tanto a escola pública como muitas particulares ensinam apenas o verbo “to be” todos os anos, e os professores sempre dão um jeito do aluno passar de ano. Ou seja, nunca vi ninguém repetir de ano por não atingir a média de inglês.

Outro ponto é falta de interesse dos alunos. Inglês é muito fácil comparado com qualquer idioma e a maioria das pessoas não se esforçam. Falta interesse mesmo, ou vergonha na cara. Muitos fazem cursos de inglês porque os pais querem, mas ficam com a cabeça em outro lugar. Depois que a vida profissional começa fica mais difícil de encontrar tempo para fazer cursos e estudar.

Outro ponto é que realmente o inglês não é tão utilizado no Brasil como em outros países. O Brasil vive em uma bolha artificial… o Brasil é uma ilha…altos impostos e uma ineficiência tal que poucas empresas tem condições de exportar. Como as alíquotas de importação são altas e temos uma indústria desenvolvida, não importamos tantos produtos. Ou seja, por que aprender inglês se as empresas não precisam contatar estrangeiros??? Não conseguimos exportar e importamos pouco.

2 comentários em “Vergonha ver que brasileiros mal falem inglês (e mal falem português) !!!

  1. boca disse:

    Eu passei a vida toda achando que inglês era uma perda de tempo. Pois nunca trabalhei em uma empresa que precisasse falar Inglês. Até os gerentes não falam e que dificilmente iriam falar com alguém que soubesse. Até que um dia precisei configurar um equipamento novo que tinha chegado na empresa e o manual estava todo em inglês, após realizar a configuração inicial, procurei livros sobre a programação do equipamento e pasmem só existia um em português. Tive a maior dificuldade em compreender o que o autor queria dizer e também não entendia direito os exemplo que estavam em Inglês. Depois que entrei no curso de inglês considerado bom aqui na minha cidade, tive a oportunidade de encontrar na internet o mesmo livro em inglês e de graça . Dessa forma pude comparar a versão original e a traduzida para português. Posso dizer que joguei dinheiro fora ao comprar a versão mal traduzida. Palavras traduzidas fora do contexto da área, que impossibilitava o aprendizado, dai notei que a pessoa que traduziu não era da área. Hoje aconselho saber inglês para quem quer esta atualizado com o mundo. Os melhores livros estão nesse idioma e além do mais você consegue muitos de graça na internet e eles são lançados primeiro lá do que nessa bosta de País.

    • LucianoFreire disse:

      aprender outro idioma é sair da bolha chamada Brasil e ter a oportunidade de conhecer e se relacionar com outras culturas… algo que não se aprende em escolas. Não faltará oportunidade para você treinar seu ingles, seja na internet, TV, viagens, livros técnicos, contato com clientes multinacionais, etc. Abraços, Luciano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s