Eficiência da China vai muito além da mão de obra barata. Segredos da China.

A minha visita a Canton Fair há poucas semanas, me mostrou como a realidade é muito diferente do que as pessoas costumam falar. Já comentei anteriormente que as pessoas adoram falar de coisas que não sabem, nunca viram ou simplesmente espalhar coisas que ouvem como se fossem verdades absolutas.

Sempre ouvi falar que o segredo da China em ter custos baixos se baseava exclusivamente na mão de obra extremamente barata e escravidão. Concordo que a mão de obra realmente é barata, mas temos que ver muitos outros aspectos que o Brasil está um pouco longe de alcançar. Falamos da mão de obra escrava na China, mas nos esquecemos que no Brasil, as coisas não são muito diferentes: muitas pessoas ganhando menos de um salário mínimo, empresas fundo de quintal com imigrantes sendo explorados, em pleno Estado de São Paulo. Se formos para outros estados do Brasil, encontramos também menores trabalhando pesado, sem escola, em minas de carvão, agricultura, e pessoas trabalhando em condições muito degradantes. Nem por isso, o Brasil é um país competitivo.

Os funcionários chineses começam a ganhar cada vez mais. Funcionários administrativos, recém graduados, engenheiros e muitos outros já recebem valores considerados normais em relação a média mundial. O custo de vida na China também é extremamente baixo, assim como os custos das matérias primas, transporte, energia, maquinários, educação, etc.

Visitei algumas empresas que tinham padrões semelhantes às melhores empresas do Brasil, Europa e EUA. Ou seja, não podemos generalizar em dizer que as empresas chinesas tem más condições de trabalho. Muitas delas tem um parque industrial invejável com tecnologia de ponta. Equipamentos importados dos EUA e Europa, ou mesmo equipamentos chineses com peças de alta qualidade. Com isso, eles conseguem ser produtivos e ter qualidade a custos mais baixos.

A malha de trens é muito extensa e veloz. Com isso, tanto as pessoas se deslocam facilmente como também o custo de transporte de cargas torna-se muito baixo. Rodovias de excelente qualidade para todos os lados, ao contrário do Brasil. Por exemplo, se ocorre algum problema na BR-116, não temos outra opção para um dos trechos mais movimentados do Brasil (Sul, São Paulo e RJ).

No Brasil, podemos dizer que o Estado de São Paulo é a única região mais desenvolvida com indústrias para diversos segmentos. Outros estados do Brasil podem até possuir indústrias desenvolvidas, mas sempre especializadas em um ou dois segmentos. Na China, podemos encontrar pelo menos 6 regiões desenvolvidas e auto suficientes.

O transporte urbano também me deixou impressionado. Sejam pelos anéis viários (que em São Paulo ainda estamos para terminar o primeiro) ou pela vasta rede de metrôs com muitas linhas com sinalização excelente mesmo para ocidentais. Usei bastante o metro. Shanghai tem pelo menos 11 linhas de metrô e planejam ter 20 linhas em 2020. Em São Paulo, nem em 2050 teremos 11 linhas. Ou seja, estamos defasados uns 50 anos.

Encontrar chineses falando inglês nas empresas já é muito mais comum. Muitos recém graduados já falam inglês muito bem. Da mesma maneira que é difícil para nós aprendermos chines, é difícil para eles aprenderem inglês.

As cidades tem uma cara moderna com arranha céus espelhados e iluminados, viadutos largos, parques, monumentos antigos e modernos, ruas largas, calçadas extremamente limpas. Também vi bairros pobres semelhantes as nossas favelas.

A segurança que senti nas cidades pelas quais passei é impressionante, mesmo tarde da noite. Diferente do que temos no Brasil, e mesmo mais seguro de que muitas cidades americanas ou européias.

Ou seja, tudo funciona muito bem na China com baixo custo, em evolução constante e modernidade. Claro que deve existir um lado pior da China que não tive oportunidade de conhecer, mas o Brasil também possui muitas diferenças que infelizmente conheço e não deixa nenhum brasileiro orgulhoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s