A invasão de produtos chineses no Brasil e no mundo é tema frequente no mundo empresarial e também na vida de todos consumidores brasileiros. Ouço cada vez mais as pessoas criticando esta invasão de produtos chineses que tiram o emprego de milhares de brasileiros e destroem nossas fábricas. Isso é fato. Mas são estes mesmos hipócritas que compram cada vez mais produtos chineses no Brasil. Seja em grandes lojas, no centro, na Internet, na maioria das vezes temos a opção de comprar um produto nacional ou um produto importado. E como sabemos aquele feito na China vai ser mais barato, e muitas vezes (mas nem sempre) de qualidade inferior ou duvidosa. Ou seja, brasileiro só quer saber de preço baixo e troca produtos brasileiros renomados por marcas chinesas completamente desconhecidas, com acabamento pior e que não gera empregos na indústria brasileira.
Não devemos em hipótese alguma culpar o importador deste produto ou o empresário nacional por trocar seus empregados brasileiros pela terceirização de produção na China. Quem manda no mercado é o consumidor. Empresa que não oferece o produto que o consumidor procura, acaba fechando. Nenhuma empresa sobrevive contrariando a vontade do consumidor.
A liberdade de escolha do consumidor é o grande direito adquirido pelo capitalismo. Então o empresário deveria ter a mesma liberdade de poder escolher o que oferecer a seus clientes. Se o cliente quer produto chines barato, então vamos todos importar da China.
Estou indo viajar para a Feira de Cantão na China para aumentar minhas importações da China. Isso vai abrir muitas portas, muitas oportunidades para minha empresa, já que meus maiores concorrentes já fazem o mesmo e estou perdendo cada vez mais terreno.