Começar nova empresa, seu marketing plan e suas expectativas

Mais uma vez, recebi um convite de um amigo meu para importar produtos da Ásia e abrir uma nova empresa em sociedade com ele. Estou sempre aberto a novas ideias e pretendo pensar um pouco mais no assunto. Agora vou colocar umas considerações que já me vieram na cabeça:

a) Só quem já teve empresa sabe das dificuldades de se iniciar um negócio. Muitas pessoas estão cansadas de serem empregados e querem tomar conta do próprio nariz, mas este sonho gera um otimisto desproporcional, parecendo tudo mais fácil e rápido. Principalmente aquelas pessoas que trabalham em grandes empresas com grande estrutura, em que tudo acontece e funciona sozinho. Você será o RH da sua empresa, será o Comercial, o motorista, o controle de qualidade, o financeiro, o comprador, etc.

b) Fiz pós graduação em Marketing nos EUA, aprendi a fazer um Marketing Plan muito bem feito. Infelizmente todas as vezes que montei um marketing plan, a coisa deu errado. Para as duas empresas que tenho hoje, nunca fiz um marketing plan. Para alguns produtos que já tentei importar e outros negócios que tentei com amigos, perdemos semanas ou meses fazendo o marketing plan, e novamente, nada do que planejamos funcionou. Mais importante do que fazer um Marketing Plan é ter tudo bem claro na sua cabeça e fazer bastante masturbação mental. Todas as pesquisas são válidas, mas levamos muito tempo para formalizar as idéias e colocar tudo no papel. Gaste esse tempo pondo a mão na massa.

c) Quando for prever as despesas e as receitas: as despesas podem ser pesquisadas e mais precisas. Suas previsões de despesas provavelmente estarão certos, talvez aparecendo alguns extras. Por outro lado, as receitas serão totalmente chutadas. Estas receitas eu tenho certeza que você ira errar feio. Colocar um produto novo no mercado, construir seu nome leva meses, ou anos.

d) Se sua empresa ficar no Zero a Zero no final do primeiro ano, parabens!!! Muitas vezes a empresa começa a dar um pouco de dinheiro depois do segundo ano. Isso quando não fecham antes disso.

e) Não acredite que você consiga ter sucesso em sua nova empresa sem se dedicar em período integral. Já ouvi algumas pessoas sonhando em ter o negócio próprio enquanto trabalha em outra empresa para garantir seu salário no final do mês. Se alguém conseguir isso, me ensina a receita. Na verdade, você terá (e vai querer) trabalhar dia, tarde e noite. Ainda hoje, depois de mais de 10 anos na vida de empresário, faço muitas horas extras.

f) Não de um passo maior do que a perna. Não invista todo seu dinheiro de uma única vez. Esteja preparado para imprevistos. Prefira começar pequeno e com gastos menores, e ir crescendo aos poucos. Você verá que a medida que você ganha experiencia no seu mercado, você precisará fazer mudanças no seu produto, na sua empresa, etc, e isso gera gastos extras.

g) Nós, pequenos empresários, temos menor estrutura e fortes restrições de investimento, por isso, estamos na corda bamba o tempo todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s