Quem contrata Empregada Doméstica deve ter profundos conhecimentos de leis trabalhistas, caso contrário, um processo trabalhista é certo!

Acompanhando recentemente o blog de Olavo Carneiro Junior (http://direitostrabalhistas.blogspot.com.br/2011/09/sobre-jornada-de-trabalho-da-empregada.html), me chamou a atenção como é complexo contratar e manter uma empregada doméstica em casa, e como é alto o risco de processo trabalhista.

Sou empresário e conheço muita coisa da CLT (leis trabalhistas) e mesmo assim tenho que ler muito e consultar minha contabilidade diversas vezes, perdendo bastante tempo em casa imprimindo recibos, fazendo cálculos de férias, 13 salario, contrato de trabalho, etc. Imagino uma família ou uma dona de casa querendo contratar uma empregada… Só aconselho buscar opiniões de profissionais e não de parentes ou amigos, leia bastante e mesmo páginas na internet onde encontramos cartilhas explicativas e opiniões sempre bem vindas. Como tudo na internet, não podemos nos basear na primeira coisa que lemos.

Infelizmente não podemos ter coração mole e atender todos os desejos de suas empregadas, pois na maioria das vezes isso significa burlar as leis e futuramente procesos trabalhistas com valores bem salgados e dor de cabeça certa. Você pode não ser expert em leis trabalhistas pois sua atividade principal é outra, mas tenha certeza que sua empregada sabe das leis e terá o apoio de advogados e sindicatos quando eventualmente você dispensá-la.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s