De acordo com esta noticia que li no IG, o governo vai elevar os impostos de importação de 100 produtos.
http://economia.ig.com.br/2012-09-04/governo-sobe-imposto-de-importacao-de-100-produtos.html
Esta é a medida que não requer nenhum esforço do governo… uma canetada e está tudo pronto. Todos os impostos no Brasil já são altos. Importar qualquer produto, por mais baixo que seja o imposto de importação, já custa bastante. O que o governo sempre fez foi tapar o sol com a peneira. Transformar o Brasil em uma bolha contra produtos importados não vai resolver o problema. Apesar de dar um fôlego extra a indústria nacional e manter alguns empregos, isto apenas irá retirar a opção do consumidor por produtos importados que muitas vezes oferecem qualidade diferenciada. Isso irá apenas manter o Brasil com produtos na idade da pedra.
Se realmente o governo quer incentivar a indústria nacional (como a minha), ele deve reduzir os impostos dos produtos fabricados no Brasil, incentivar o investimento em maquinário para modernização do nosso parque industrial e dar condições para nossa indústria brigar no mercado mundial, mesmo com produtos importados da China.
Esta atitude do governo isola o Brasil no mercado mundial, e também, sem incentivar a modernização das indústrias, nunca conseguirão exportar e crescer mundialmente. Se a indústria nacional não consegue competir com importados dentro do nosso próprio quintal, como iremos ter condições de exportar nossos produtos para qualquer outro país.
Chega de políticas imediatistas e burras.