Aumentar impostos de importação é esconder o sol com a peneira !

De acordo com esta noticia que li no IG, o governo vai elevar os impostos de importação de 100 produtos.

http://economia.ig.com.br/2012-09-04/governo-sobe-imposto-de-importacao-de-100-produtos.html

Esta é a medida que não requer nenhum esforço do governo… uma canetada e está tudo pronto. Todos os impostos no Brasil já são altos. Importar qualquer produto, por mais baixo que seja o imposto de importação, já custa bastante. O que o governo sempre fez foi tapar o sol com a peneira. Transformar o Brasil em uma bolha contra produtos importados não vai resolver o problema. Apesar de dar um fôlego extra a indústria nacional e manter alguns empregos, isto apenas irá retirar a opção do consumidor por produtos importados que muitas vezes oferecem qualidade diferenciada. Isso irá apenas manter o Brasil com produtos na idade da pedra.

Se realmente o governo quer incentivar a indústria nacional (como a minha), ele deve reduzir os impostos dos produtos fabricados no Brasil, incentivar o investimento em maquinário para modernização do nosso parque industrial e dar condições para nossa indústria brigar no mercado mundial, mesmo com produtos importados da China.

Esta atitude do governo isola o Brasil no mercado mundial, e também, sem incentivar a modernização das indústrias, nunca conseguirão exportar e crescer mundialmente. Se a indústria nacional não consegue competir com importados dentro do nosso próprio quintal, como iremos ter condições de exportar nossos produtos para qualquer outro país.

Chega de políticas imediatistas e burras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s