Tenho que falar as verdades para os gringos que tentam vir para o Brasil: nosso país é mesmo subdesenvolvido.

Como todo empresário no Brasil, eu estou sempre de olho procurando novidades e idéias no exterior para trazer ao Brasil. Em poucos anos sem evoluir a empresa ou seu produto, a falência é certa. Por isso, pelo menos uma vez por ano tenho oportunidade de me reunir com algum empresário de outro país, tentanto firmar algum tipo de parceria. Eles chegam aqui achando que as coisas são fáceis, mas apesar de gostar do Brasil, tenho que ser realista e mostrar umas verdades.

Isso eu não falo, mas vários ranking mundiais colocam o Brasil lá embaixo. A educação é uma das piores do mundo. O custo de eletricidade um dos mais altos do mundo. O custo de telefonia um dos mais caros do mundo, e por ai vai.

No mundo dos negócios, o Brasil está na posição 46 em competitividade (entre 59 países). Ou seja, se algum gringo pretende abrir uma empresa em outro país, existem 45 países melhores para ele fazer isso.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1098322-brasil-cai-para-46-em-ranking-mundial-de-competitividade.shtml

Existe um outro ranking “Doing Business” onde o Brasil está em 126 e lista vários fatores (facilidade de abrir empresa, burocracia, registro de propriedades, proteção a investidores, impostos, cumprir contratos, etc) . Prefiro nem saber quantos estão concorrendo.

http://www.doingbusiness.org/data/exploreeconomies/brazil/

Um empresário da Europa me perguntou se é fácil importar da Argentina um produto específico. Primeiro ele ficou espantado em saber que o custo de frete de uma carreta indo de Buenos Aires a São Paulo custa a mesma coisa que enviar um container da China para Santos. Por que? Porque o frete é caro ! Na mesma semana, estavamos tendo a greve dos motoristas de caminhão que iria aumentar ainda mais o custo. “Então fulano, para vir do Sul para São Paulo, existe apenas 1 rodovia boa, e mesmo assim ainda existem trechos complicados. Há poucos anos era mão dupla com apenas uma faixa”. Ou seja, rapidinho mostrei que o sistema de transporte de carga no Brasil é um lixo. Trem só para aquelas multinacionais que construiram suas próprias ferrovias (grão e minérios).

Outra dúvida eram os impostos… expliquei mas são tantos que eles não entenderam. A burocracia de importação/exportação é enorme e os custos enormes. O porto de Santos ficou pequeno há decadas.

Ou seja, tenho vergonha de conversar com outros empresários sobre o Brasil, mas não sou uma pessoa de tapar o sol com a peneira. Falo a verdade! Os gringos lá fora estão acostumadas com tudo funcionando bem, muitas alternativas, baixos custos. Aqui estamos acostumados a poucas opções, imprevistos e altos custos.

Não é a toa, que empresas do exterior só aceitam vir para o Brasil quando o governo oferece terreno de graça, isenção de impostos por dezenas de anos e financiamento a custo praticamente zero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s