Prepare sua empresa: muitos clientes são mal intecionados, roubam e usam de má-fe, querendo levar vantagem e fazer valer o “jeitinho brasileiro”

Levei muito tempo para acreditar que não são poucos os clientes mal intencionados que querem levar vantagem, e são caras de pau mesmo. Achei alguns links interessantes que descrevem várias maneiras em que um mercado por ser “roubado”… muitos clientes escondem mercadoria, consomem produtos dentro da loja sem pagar, funcionários facilitam roubo de entregadores de mercadorias. Na realidade acontece de tudo em um supermercado e não vou me prolongar muito neste ramo pois nunca trabalhei com supermercados, mas já li um pouco a respeito.
No meu ramo de venda de máquinas industriais e também produtos eletronicos, já vi muita coisa:
a) Um cliente que quebra um produto, e mesmo sabendo o que aconteceu, ele exige garantia e ainda fala duro com todo mundo para soar mais convincente. Quando recebemos o tal produto quebrado, fazemos uma perícia e descobrimos a verdade… o cliente fez coisa errada, derrubou o produto no chão, ligou na voltagem errada, e jura de pé junto que nada aconteceu. Porém nem sempre a perícia pode comprovar isso. Ou seja, temos suspeitas que o cliente fez coisa errada, mas não temos como provar ou afirmar 100%. Nestes casos acabamos perdendo dinheiro e dando a garantia.
b) Na venda de máquinas, a manutenção preventiva é fundamental para a durabilidade do produto. Gosto de comparar isso com um carro. O cliente tem que trocar o óleo do carro a cada 5.000 kms. A troca é extremamente barata, mas se não for feita, o motor estoura e o prejuízo fica bem alto. Vejo muitos clientes que são negligentes, não trocam os filtros da minha máquina e depois que o motor quebra, fica exigindo garantia. Como o cliente não quer dar o braço a torcer, ele não aceita a verdade, e começa a comprar do concorrente por birra. Depois de tomar o prejuízo, ele começa a trocar o filtro da maquina adquirida pelo concorrente, e diz pra todo mundo que minha máquina não presta, mas a que ele comprou depois é boa.

Como o código de defesa do consumidor é extremamente rígido, muitas vezes os clientes acabam se dando bem, ou seja, ganhando algo que não merecem. Fico feliz que nem sempre isso acontece… Um cliente entrou na justiça exigindo um carro por 1 centavo, e acabou tendo que pagar uma multa por má-fé (link abaixo)… no final a empresa teve um grande gasto com advogado, perda de tempo, e o cliente não terá as custas do processo para pagar mas foi condenado a pagar R$350… provavelmente o cliente vai recorrer e não pagar nada. Ou seja, a justiça foi metade feita porque a empresa teve custos sobre algo que não merecia.

Então, prepare sua empresa e crie mecanismos de perícia e prevenção contra estes mal intencionados. Infelizmente clientes bem intencionados acabam tendo que passar por burocracias mais longas e demoradas pois existem os mal intencionados que exigem um controle maior por parte das empresas.

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/08/10/justica-nega-pedido-de-cliente-que-queria-comprar-carro-a-preco-de-banana.jhtm

http://www.prevenirperdas.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=281:tipos-de-furtos-em-supermercados&catid=2:prevencao-de-perdas&Itemid=8

http://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/2011/09/supermercados-capixabas-investem-em-seguranca-para-evitar-prejuizos-com-furtos-de-produtos.html

3 comentários em “Prepare sua empresa: muitos clientes são mal intecionados, roubam e usam de má-fe, querendo levar vantagem e fazer valer o “jeitinho brasileiro”

  1. Michel disse:

    Eu sei que você não vai responder nem publicar meu comentário.

    Tem gente que fala que é a mesma coisa em qualquer país, mas não acredito. Já morei em 5 países. Estou em São Paulo há 15 anos. Eu posso dizer que o povo daqui é um dos mais desonestos do mundo. É a cultura do Brasil. Eu nunca vi tantos mentirosos em outros países. Muitos brasileiros mentem como respiram.

    Uma carasterística do brasileiro mentiroso é que ele não tem nenhuma vergonha de contar história obviamente falsa. Em outros países, as pessoas podem mentir, mas não tanto e tomam cuidado para não se contradizer e para não falar algo que não fez sentido nenhum. O consumidor mentiroso (e até fornecedor) daqui conta qualquer coisa falsa e quando você responde que não é verdade, ele faz escândalo e ameaça entrar na justiça por danos morais. Eles gritam “Você está me chamando de mentiroso???” (Você não precisa chamar eles de mentirosos pois eles mesmos sabem que estão mentindo.) Auguns realmente entram na justiça colocando só mentiras no processo.

    São as pessoas mais baixas do mundo. Infelizmente o nível da justiça também é extremamente baixo no Brasil. Como a justiça não faz justiça, nada funciona direito neste país. Os mentirosos e criminosos fazem quaisquer coisas. Os honestos só levam prejuízo e choram (ou são mortos).

    Tem muitos problemas e coisas para melhorar no país, mas a maioria dos brasileiros é tão egoïsta e ignorante que só pensa em si. Se tivesse mais gente que pensa em tudo como problema da sociedade e do país, o Brasil melhoraria. É incrível que um país tão bagunçado e mal organizado e corrupto funcione ainda como país.

    • LucianoFreire disse:

      1) Não é meu intuito censurar nenhum comentário. Liberdade de expressão acima de tudo, ainda mais na comunidade blogueira. Afinal, esta é a sua opinião, e eu publicar qualquer comentário não quer dizer que eu esteja de acordo com ele, mas a ideia é mesmo gerar debates e ouvir opinião de todos.
      2) Você realmente pegou pesado nos comentários. Acho que as pessoas são as mesmas em qualquer parte do mundo, mas no Brasil as pessoas crescem acostumadas com uma terra sem lei e sem justiça, as pessoas são obrigadas ou crescem num meio complicado no “cada um por si”, sempre com justificativas prontas do tipo “roubei para alimentar seus filhos”, e por ai vai.

      De qualquer maneira, parece mesmo que as pessoas honestas sempre pagam o pato e estamos tão bagunçados que fica dificil consertar. Abraço.

  2. Michel disse:

    Luciano,

    Eu concordo plenamente com seu comentário, especialmente com o 2).

    O ser humano não é tão diferente de um país para outro, mas a cultura e o sistema do país podem variar.

    O Brasil não tem ainda uma estrutura sólida, séria e justa na sociedade. Quem tem poder e muito dinheiro faz qualquer coisa sem nenhuma consideração para o resto da população. (Essa é a impressão que tenho.) Quem não tem nada ou pouco só pensa em si pois é difícil sobrevier num país cujo sistema não protege realmente os cidadãos. Muitos devem pensar que é necessário mentir e roubar para se proteger.

    Quando eu vim morar no Brasil, não entendia porque o povo daqui é tão desconfiado com o governo. Em países mais sérios, o povo paga impostos para o governo prestar serviços. O governo existe para facilitar a vida de todo o mundo. No Brasil, o povo é só sugado pelo governo. Pagamos tanto imposto (absurdo). O que eles fazem para o povo e as empresas? E os sindicatos? Onde vai todo o dinheiro? Porque só tem buracos nas ruas de São Paulo, a cidade mais rica do país e uma das maiores do mundo? Porque nem tem livros em muitas escolas? O Brasil não é um país pobre. É um país muito rico. Porque tem tanta gente humilde e sem instrução?

    Muitos crimes no Brasil são cometidos em nome das autoridades. O governo (ou os corruptos) assalta o povo e as empresas em nome de imposto. A justiça no Brasil é uma industria cujo produto é mais injustiça. Se as autoridades são tão pouco sérias e ineficientes, é normal que quase nada funcione direito no país.

    Podemos discutir sobre todos os tipos de problema em negócios, mas é praticamente impossível mudar o sistema e a cultura do país. O Brasil é colonizado por uma minoria que pensa provavelmente que já está tudo perfeito (para eles). Para as coisas mudarem de verdade, muito mais gente tem que acordar e começar a pensar como cidadão. Mas acordar pessoas também não é fácil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s