Por que a doação de sangue com folga para funcionário deve ser um onus para o empregador?

Li hoje uma noticia que todos os agentes da CET irão fazer uma doação de sangue como forma de protesto, já que terão garantidos o dia seguinte sem trabalho e sem desconto. Não acho errada esta lei que garante um dia de folga para quem doa sangue… mas vou colocar uns pontos que me incomodam:

a) A doação de sangue é realmente um ato nobre e deve ser estimulada pelo governo, porém, porque o EMPRESÁRIO tem que arcar com este custo? Se fosse descontado do funcionário, com certeza muitos iriam achar injusto. Porque cobrar do empresário não seria também injusto? Na realidade quem deve pagar por esse dia, não deveria ser nem o empregado, nem o empresário. O governo é que deveria a gerar um crédito a favor do funcionário de alguma maneira, cubrindo o dia de falta e todos as perdas relacionadas como DSR. Pois o empresário perde muito quando tem um funcionário a menos trabalhando, principalmente sabendo que a maioria das empresas do país são micro e pequenas empresas.

b) Toda a lei que garante estabilidade ou justificativa de falta deveria contar com o bom senso. Muitos funcionários quando querem ser mandados embora começam a apresentar atestados médicos (de origem duvidosa, muitas vezes o proprio sindicato fornece indiscriminadamente). Muitos casos que geram estabilidade como Cipeiros e outras estabilidades que incentivam o corpo mole. Empregadas domésticas que ficam grávidas sem falar nada e começam a aprontar para serem mandadas embora e depois ir para a justiça cobrando muitos meses de estabilidade.

Acho que estes agentes da CET deveriam fazer seus protestos, mas não abusando de leis que protegem o trabalhador e deveriam ser usados para o bem. Não é comum os funcionários abusarem das doações, pois quem é mal intencionado tem outras maneiras mais fáceis de burlar o trabalho. O governo joga a conta para o empresário também nas campanhas de doação de sangue. Afinal, a moral diz que não deveriamos criar um comércio de sangue e fazer da doação de sangue um capitalismo selvagem ou incentivar comércio de sangue (ou órgãos), só não vale todo mundo querer jogar mais esta conta para o empresário pagar. Não diretamente, mas indiretamente.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2012-08-10/agentes-da-cet-em-sao-paulo-doam-sangue-para-faltar-ao-trabalho.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s