Impostos Altos: o consumidor que paga no final, mas as empresas são as que mais sofrem!

Estava vendo na TV que os impostos sobre a telefonia em São Paulo estão em quase 50%, e em Rondonia chega em 66%. Estes valores já vêm embutidos na conta e as empresas repassam estes valores ao consumidor. Mas mais do que o consumidor, quem mais paga o pato é o empresário. Os preços dos produtos ficando altos prejudicam as empresas:

a) As empresas vendem menos;

b) As empresas são obrigadas a reduzir suas margens de lucro para viabilizar a venda;

c) Incentiva a sonegação fiscal. Muitas vezes as empresas não tem outra opção e arcam com todas as responsabilidades sobre esse ato. Alto risco, mas muitos não tem alternativa pois não querem ir para a falência; Empresas idôneas que querem pagar os impostos não ficam competitivas, considerando a epidemia e varias empresas e “profissionais liberais” que não recolhem impostos, considerando uma “concorrência desleal”.

d) Ilusão ao consumidor que desconhece os impostos pagos por toda a cadeia. Os consumidores sempre acham que as margens das empresas estão muito altas quando comparam os preços praticados em qualquer outro país.

e) Falta de competitividade para exportar: é verdade que a empresa que exporta está isenta de praticamente todos os impostos na venda, mas a empresa já pagou muitos impostos embutidos nas matérias primas, eletricidade, telefone, etc.

Muitos produtos inovadores não chegam a ser lançados pois o preço final fica alto, considerado que produtos novos normalmente começam sendo vendidos em pequena quantidade e crescendo os volumes com o tempo. Ou seja, os consumidores nunca terão acesso a muitos produtos inovadores que existem no exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s