Vemos a greve dos caminhoneiros causando problemas pelo Brasil e bloquando estradas. Greves em várias categorias mostram a força dos sindicatos e também que em ano de eleição podemos esperar de tudo. São muitos interesses envolvidos, sindicatos e partidos políticos sedentos por verba para bancar suas candidaturas milhonárias.
Quando um sindicato faz ameaças em pequenas e médias empresas, ninguem fica sabendo. E já vi muitos abusos por parte dos sindicatos. Porém, quando envolvem grandes empresas ou um grande número de manifestante, podemos ver o método de coerção usado. No caso dos caminhoneiros, existem vários jornalistas noticiando casos de grevistas ameaçando com facão aqueles que querem trabalhar, e em alguns casos, pessoas efetivamente machucadas e caminhões quebrados.
O uso da força também sempre é noticiado na greve dos bancários, onde pessoas que querem trabalhar são impedidas de entrarem nas agências bancárias e ameaçados.
Na minha empresa, mesmo seguindo totalmente as leis vigentes, o sindicato chega fazendo barulho, chingando e querendo reunir os trabalhados. Depois de tanto falarem, é claro que os funcionários são influenciados a concordar com o sindicalista e agir contra a empresa. Afinal, as pessoas são facilmente influenciáveis, principalmente colocando empregados contra os patrões, usando palavras como exploração, abuso, etc. Minha advogada chegou a dizer que o sindicato não pode cobrar o que não está na convenção coletiva, mas pelo jeito, ela não conhece os métodos coercitivos do sindicato e que eles agem contra a lei mesmo. Qualquer valor conquistado pelos empregados, 20% vai para o sindicato, como se eles já não recebessem verba suficiente do governo e partidos políticos.
Resumindo, grevista pode tudo até mesmo usar armas. O empresário não pode… afinal temos que seguir leis.
Até quando o governo vai permitir que certas “classes” ou “categorias” possam sair apontando armas para as pessoas ou ateando fogo sem que nada aconteça?? Isso inclui sem-terra, sem-teto, sindicalista, entre outros. Pelo que eu saiba, isso é ato de vândalo e bandido. Com certeza se eu fizer isso na rua, eu vou preso (ou pelo menos deveria).