Eletricidade no Brasil entre as mais caras do mundo: famoso Custo Brasil

Fiquei mais uma vez surpreso e revoltado em ouvir que o custo da energia elétrica no Brasil está entre as mais caras do mundo… em algum lugar ouvi até que seria a segunda mais cara do mundo !!! Um país cheio de hidroelétricas, que são consideradas a forma mais barata e limpa de gerar energia, não pode ocupar mais uma vez uma posição medíocre e vergonhoza neste ranking. E comparando com os outros paises emergentes de destaque (os Brics) nossos custos superam 130%. Vemos realmente que entre os Brics, o Brasil é aquele que está mais longe de poder chegar a ser um pais considerado “desenvolvido”.

O preço da energia elétrica influencia o custo de todos os produtos, gerando mais uma vez, um efeito cascata nos preços de toda a cadeia produtiva até o consumidor final. Este é mais um capítulo do famoso Custo Brasil. A cada dia descubro novos números bizonhos do Brasil e problemas estruturais que tornam o Brasil um país com competitividade zero.

Com custo de energia alto, impostos elevados, encargos trabalhistas altos, sistema de transporte caro, e sistema educacional entre os piores do mundo que não formam pessoas capacitadas, o custo final de qualquer produto fica muito alto, empresas são obrigadas a trabalhar com margens de lucro minúsculas (para manter alguma competitividade e viabilidade), pagar salários cada vez menores, focar a redução de custos usando produtos de baixa qualidade, ou seja, ruim para todos.

Por isso, nosso país só é competitivo nos produtos em que a natureza deu uma ajuda: produtos agrícolas e recursos minerais. Até quando o Brasil será um pais que só sabe exportar soja, laranja e minérios??

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-08-10/custo-da-energia-para-industria-no-brasil-e-50-mais-alto-que-em-outros-paises-mostra-estudo-da-firjan

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s