Fundei minha empresa há 12 anos. No começo era apenas eu mais um ajudante. Ao longo dos anos, a empresa foi crescendo e os funcionários tiveram condições de crescer juntos e recebendo promoções, já que o lucro também era crescente. Porém a empresa ficou estagnada nos últimos 3 anos e isto frustrou a maioria dos funcionários.
Nossos funcionários tinham 20 anos e agora tem 30 anos, tem mais contas para pagar, familia, filhos, carro, etc. Estes primeiros funcionários cresceram, porém os funcionários que entraram nos ultimos 2 ou 3 anos estão começando a ficar insatisfeitos por não terem sido promovidos ou aumentos salariais significativos.
Infelizmente como a empresa não cresceu, não pude aumetar os salários. Na realidade tive prejuízo. As pessoas se formam, estudam, querem comprar um carro, uma casa, então esperam que a cada ano, os salários sejam maiores para concretizar seus sonhos.
Como a empresa está estagnada, os reajustes salariais serão mínimos. Os funcionários só vão subir se alguem for mandado embora ou se a empresa voltar a ser lucrativa. Como cair é rapido e subir é devagar, ainda precisarei de muitos meses para recuperar o ritmo. Nestas horas, os funcionários começam a fazer corpo mole para serem mandados embora, afinal não querem perder as verbas recisórias nem o seguro desemprego de 5 meses.
Em suma, os funcionários querem aumentos seguidos, mas uma empresa dificilmente cresce todos os anos. Alguns anos positivos, outros estáveis e as vezes negativos.