Funcionários não tem custo para entrar com reclamação trabalhista. Por que as empresas não gozam do mesmo benefício?

Fico injuriado como as empresas estão a merce de reclamações trabalhistas totalmente aleatóreas que podem causar grandes prejuízos. Os juízes do trabalho sempre tendem a dar ganho de causa ao funcionário.

Quando um funcionário entra numa empresa, sabemos que em 1 ou 10 anos, ele ou será mandado embora ou saíra para outra empresa. Se for mandado embora, com certeza, ele ficará insatisfeito (puto da vida) com a empresa, com o chefe e com tudo. Se for para outra empresa, é também por estar insatisfeito com a empresa atual. Ou seja, a insatisfação do funcionário é quase certa.

Considerando que o sindicado, familiares ou amigos sempre vão incentivar o funcionário a fazer alguma reclamação trabalhista, e também que não haverá nenhum custo para o funcionário, o funcionário nunca terá nada a perder ao entrar na justiça.

Se o funcionário não tem custos, e os advogados também não tem nada a perder, isto gera uma indústria de reclamação trabalhista. Muitos advogados já tem recursos prontos e modelos de texto prontos, ou seja, não perdem tempo com nada.

Considerando que existem mais de 100 milhões de trabalhadores no Brasil e apenas 5 milhões de empresa, não custaria praticamente nada também oferecer a mesma regalia as empresas, ou seja, que a empresa não tenha gastos ao se defender de reclamações trabalhistas. Vale lembrar que a grande maioria das empresas são pequenas e não temos situação assim tão confortável para gastos com advogados.

A CLT é muito complexa e os funcionários sempre conseguem achar um procedimento errado da empresa, ou que pelo menos, gera uma discussão ou dúvida.

Como sempre tentei seguir rigorosamente a CLT, e também tenho funcionários exemplares que nunca me deram grandes problemas, nunca tive reclamações trabalhistas nestes 12 anos da minha empresa. Mas tenho certeza que tudo que falei hoje, coloca funcionários mal intencionados em situação privilegiada. Correção: após 12 anos, recebi minha primeira reclamação trabalhista neste mes.

2 comentários em “Funcionários não tem custo para entrar com reclamação trabalhista. Por que as empresas não gozam do mesmo benefício?

  1. Mario disse:

    Reclamação trabalhista é uma industria. Eu tenho 4 ações onde não tive o direito de me defender pois na época eu não morava no Brasil. Hoje estou perdendo os meus bens, onde nõ tive direito a defesa, não conheco essas pessoas e nunca as contratei. Mas não pude me defender. Sempre a mesma desculpa dos juizes, vc perdeu o prazo. Como perdi o prazo se não fui citado. Mas vale a citação por edital. Ou seja resido fora do Brasil e sou obrigado a ler diario oficial. Vamos ponderar um pouco as coisas. Vamos julgar a realidade!
    Desculpe pelo desabafo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s