Alta taxa de mortalidade das empresas

As altas taxas de mortalidade de empresas após 1 ano, 2 anos e 5 anos, mostra que na prática, o perfil do empresário brasileiro não é aquela com glamour, riquesa e poder. Isto mostra que os empresários tendem a ser falidos, quebrados, sem conseguir reverter seus sonhos e invenções em algo lucrativo.

A culpa destes numeros desoladores não é dos empresários, e sim da sociedade e do governo que não prioriza nem incentiva a criação de empresas. Os empresários precisam ser ouvidos e receber apoio do governo. Não podemos ser vistos como exploradores ou máquinas de fazer dinheiro que pagam cada vez mais impostos para o governo e direitos trabalhistas. Somos sempre considerados o elo forte, ou o último na lista de prioridades. O funcionário está sempre certo, o cliente/consumidor está sempre certo, e a empresa está sempre errada até que se prove o contrário.

Empresas vivas e duradouras são geradoras de empregos, pagadora de salários e fazem o país crescer pagando impostos e movimentando a economia nacional e internacionalmente, e também gerando renda para toda comunidade.

Os riscos dos empresários são enormes: leis que mudam de repente, altos custos trabalhistas, concorrência  internacional e dos pequenos kamikasis (que vendem a qualquer preço e não seguem as mesmas leis que você), custo-brasil (greves, custo de transporte), custos que deveriam ser do governo mas a empresa paga a conta (saude, transporte, educaçao dos seus funcionários), despesas inesperadas (quebras de máquinas, processos trabalhistas, licenças do governo, impostos de complexo entendimento), variação cambial, entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s