A boa notícia é que o governo criou condições melhores para os pequenos empresários e tem funcionado muito bem. A ruim é que esses empresários nunca terão condições de crescer.
Considerando os impostos pagos no Lucro Real ou Presumido, o Simples representa um avanço significativo na desburocratização, redução e simplificação dos impostos. Ainda existem muitas criticas negativas e problemas no Simples, mas considerando que estamos no Brasil, já podemos dar “graças a Deus”.
O número de empresas aderindo ao Simples demonstra o desespero dos empresários que não aguentam pagar tantos impostos. Como muitas empresas de médio porte não tem condiçoes de sobreviver em condições normais, os empresários começam a abrir empresas fictícias usando laranjas. Assim o faturamento da empresa pode ser dividido em vários CNPJs e assim conseguir se enquadrar no Simples.
Conforme falei no começo, as empresas que crescerem e sairem da faixa de faturamento do SIMPLES estarão fadadas ao fracasso. O governo deveria extender os benefícios do Simples para grandes empresas também. Isso iria incentivar os empresários a querer crescer, contratar funcionários, aumentar a linha de produtos e movimentar ainda mais a economia.