Abono ou PLR. Estão inventando o 14o Salário. Logo vão criar o 15o, 16o…

Notem que apesar de não estar na lei, os sindicatos estão fazendo greves por todo o país exigindo um abono no final do ano, ou também chamado PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Ou seja, estão inventando e tornando padrão o que eu chamo de Décimo Quarto Salário.

http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2012-05-17/metalurgicos-da-volvo-mantem-greve-pelo-terceiro-dia.html

Vale lembrar que o Décimo Terceiro surgiu da habitualidade de antigamente em premiar os funcionários, ou dar um agrado no final do ano. Ao longo dos anos, isso passou a se tornar obrigatório e não mais opcional.

http://blogdasoportunidades.com.br/2011/12/01/decimo-terceiro-historia-e-regras/

Agora que os funcionários já tem o Décimo Terceiro, querem inventar o Décimo Quarto Salário. Mais alguns anos, vão inventar o Décimo Quinto, Sexto, e por ai vai. Podemos ver que os encargos trabalhistas só crescem, apesar do discurso do governo de dizer que querem reduzi-lo. O funcionário trabalha 11 meses e a empresa paga 14.

Como já comentei em outro artigo, este ganho é ilusório para os trabalhadores. A medida que os encargos aumentam, os salários abaixam. Como o empresário sabe que tem que pagar mais um mes agora, futuras contratações serão proporcionalmente mais baixas para compensar esta diferença. Afinal, empresário não tem árvore de dinheiro e terá que tirar este dinheiro de algum outro lugar (reduzindo salários).

O pior é a saber que o sindicato abocanha grande parte deste abono, ou seja, o sindicato não contente com a fortuna que já ganha em cima dos funcionários, também impoe receber um pedaço deste abono que deveria ir ao funcionário.

Me pergunto então: quando a empresa der prejuízo, poderemos reduzir os salarios dos funcionários? Claro que não. O empresário tem que arcar com prejuízo sozinho e no ano lucrativo está cada vez ganhando menos. Está ficando cada vez mais difícil ser empreendedor. Não me espanto quando ouço a alta taxa de mortalidade de novas empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s