Não vou acreditar no Brasil enquanto precisarmos de despachantes. O despachante é a figura que representa a ineficiência do Brasil. É a figura que todas as pessoas físicas e jurídicas precisam para superar a burocracia brasileira.
Despachante aduaneiro para processos de importação e exportação, despachante nos Detrans, despachantes para registro de patentes, até o contador pode ser considerado um despachante pois é a ponte entre a empresa e o governo.
O despachante é a figura que conhece os tortuosos processos em órgãos públicos, é a pessoa que usa de sua influência e amizade com os servidores públicos para acelerar o andamento de uma solicitação, que conhece como fazer os pagamentos de “taxas de urgencia” que muitos chamam de propina oficializada, e estes recebem tratamento diferenciado.
Afinal, todos nós já estivemos nestes orgãos públicos e não sabemos nem ao menos qual fila pegar, em qual balcão ir. Acabamos gastando horas ou dias de trabalho para no final recebermos algum tipo de “impedimento” ou “não conformidade”.