Precisamos de “despachantes” no Brasil para tudo. Burocracia sem igual.

Não vou acreditar no Brasil enquanto precisarmos de despachantes. O despachante é a figura que representa a ineficiência do Brasil. É a figura que todas as pessoas físicas e jurídicas precisam para superar a burocracia brasileira.

Despachante aduaneiro para processos de importação e exportação, despachante nos Detrans, despachantes para registro de patentes, até o contador pode ser considerado um despachante pois é a ponte entre a empresa e o governo.

O despachante é a figura que conhece os tortuosos processos em órgãos públicos, é a pessoa que usa de sua influência e amizade com os servidores públicos para acelerar o andamento de uma solicitação, que conhece como fazer os pagamentos de “taxas de urgencia” que muitos chamam de propina oficializada, e estes recebem tratamento diferenciado.

Afinal, todos nós já estivemos nestes orgãos públicos e não sabemos nem ao menos qual fila pegar, em qual balcão ir. Acabamos gastando horas ou dias de trabalho para no final recebermos algum tipo de “impedimento” ou “não conformidade”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s