Apesar de várias isenções de impostos na exportação, indústria brasileira não deslancha.

Este é meu primeiro artigo onde parabenizo a ação do governo para incentivar as exportações. Há muitos anos as empresas brasileiras não pagam ICMS/IPI/Pis/Cofins para itens destinados a exportação. Apesar disso, o Brasil nunca exportou produtos de alto valor agregado. Exceto por alguns setores bem restritos, o Brasil consegue exportar apenas commodities como laranja, soja, carne, minérios, etc.

Exporta matéria prima e importa os produtos acabados.

Analisando esta situação podemos concluir que o custo brasil é super elevado e nem mesmo uma mudança no cambio do dolar seria capaz de tornar o Brasil em uma potência exportadora. Nossos custos trabalhistas são elevadíssimos (com mão de obra desqualificada e de baixa produtividade devido a problema na educação que sempre vivemos), nossa infraestrutura é pífia e cara (não temos ferrovias, nossos portos são subdimensionados), as empresas não tem acesso a institutos de pesquisa, laboratórios e carece de parcerias com universidades para desenvolvimento de novos produtos, elevada carga tributária interna que acaba onerando também as exportações, entre muitos outros.

Infelizmente nossas empresas não conseguem competir internacionalmente em itens de alta tecnologia ou qualquer outro produto com valor agregado um pouco mais alto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s