NÃO exija sua nota fiscal. Vale o ditado da pimenta nos olhos dos outros…

Conheço algumas pessoas que fazem questão de exigir nota fiscal por considerar isto um ato de cidadania e defendem arduamente sua opinião. Muitos destes consideram que as empresas que não emitem notas fiscais são aproveitadores e quase bandidos. Respeito a idéia de querer cumprir a lei e sei que a intenção é das melhores, mas estas pessoas não conhecem os dois lados da moeda e quando interessa, podem abrir mão da nota fiscal se tiver um bom desconto.

O Brasil é campeão mundial dos impostos e mesmo quando não emitimos uma nota fiscal na venda, muitos impostos já foram recolhidos desde a compra da materia prima, industrialização e todas as etapas até chegar ao consumidor. Ou seja, o governo já está ganhando muito nesta história (40% do PIB são impostos). Se todos emitissem notas fiscais da maneira que deveriam, os 40% iriam virar 60%, 70%, nem sei quanto ainda pode subir. Ainda mais agora com as notas fiscais eletrônicas, todas as empresas agora são monitoradas facilmente e irá aumentar a arrecadação.

Portanto, se vocë quiser alimentar ainda mais estes políticos corruptos com escândalos milhonários todas as semanas, sem receber nenhum serviço publico de qualidade, exija sua nota fiscal. Reforma tributária simplesmente não é o termo correto. Precisamos de redução da carga tributária com ou sem reforma.

Voltando a falar das pessoas que exigem nota fiscal: quero ver uma pessoa manter sua opinião se uma empresa oferecer 20% ou 30% de desconto para vender sem nota! Ou comprar de camelô, ou via Internet pelo mercadolivre a preços super baixos mas de origem duvidosa! Tem aqueles que viajam para Miami e enchem a mala sem declarar nada na imigração. E na hora de fazer a declaração do imposto de renda no começo do ano? Será que declara 100% de seus rendimentos? Vale o ditado: “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

Só um comentário final. Nos Estados Unidos, os preços indicados nos produtos estão sem impostos. Quando finalizamos a compra em uma loja, o imposto é adicionado no preço e portanto pago pelo consumidor na média 6 a 7%. Além de menos impostos, muito mais transparente para o consumidor e fácil de entender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s