O governo transfere todas suas responsabilidades e despesas para a empresa

Como se não bastasse todos os impostos que os empresários pagam ao governo, eles ainda transferem mais custos para as costas das empresas. O atendimento em hospitais e prontos socorros públicos são um lixo. Uma empresa hoje é praticamente obrigada a oferecer plano de saúde privado aos seus empregados, custeando pelo menos uma parte disso, se quiser atrair os melhores profissionais. Outra grande carga que é transferida para a empresa é o custo com o FGTS e aviso prévio proporcional. O FGTS inclusive a multa na recisão, aviso prévio ampliado servem para proteger os trabalhadores e sustentá-los depois da demissão. Isto é função do governo. Por isso, ao invés de aumentar os custos de recisão, o governo deveria oferecer um seguro desemprego digno. Logo as empresas vão precisar pagar uma pensão vitalícia para os empregados demitidos como se fosse uma separação de casamento.

Quando um funcionário fica inapto para trabalhar com problemas de saúde por mais de 15 dias, o funcionário deve recorrer ao INSS. Primeiro acho que a empresa não deveria ter que custear 15 dias não produtivos de um funcionário… no máximo uns 5. Segundo que a burocracia do INSS é tão grande e demorada que agora os sindicatos estão exigindo que a empresa custeie estes dias de demora do INSS. São comuns os casos em que o INSS concede a alta médica dizendo que o funcionário pode voltar ao trabalho, mas o médico da empresa não o considera apto. Isso gera um impasse e constrangimento tanto para o funcionário como para a empresa. A empresa não pode correr o risco de aceitá-lo e acabar causando danos ainda maiores ao funcionário.

O plano de aposentadoria compulsorio do governo que desconta uma parcela de todos os funcionários e também da empresa é uma piada. Oferecem uma rentabilidade ridícula e depois os valores pagos na aposentadoria são irrisórios. Este plano não deveria ser compulsório e com certeza as empresas ou os próprios funcionários conseguiriam optar por planos privados mais interessantes e rentáveis.

Em breve vou publicar mais artigos mencionando outras responsabilidades que o governo joga para o empresario.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s