Funcionários descontentes nunca pedem as contas, fazem corpo mole para serem mandados embora

A famosa frase “Pede pra Sair” não serve para as empresas. Me convenci nos últimos anos que grande parte dos funcionários que estão descontentes com seu emprego se recusam a pedir demissão. Nos últimos 3 anos, já tive 3 funcionários que vieram conversar comigo pedindo que eu os mandasse embora. Além destes, conheço mais 2 ou 3 casos que já declararam para todo mundo que não estão satisfeitos. Pensamos então o que os faz acordar todos os dias e passar o dia inteiro fazendo uma coisa que eles não gostam?

As leis impões condições muito diferentes quando um funcionário pede as contas ou quando a empresa demite um funcionário. Estou falando da multa do FGTS, seguro desemprego, entre outros. Isso se torna mais gritante para funcionários com 5, 10, 20 anos trabalhando na mesma empresa. Esta situação é um caso típico em que a lei coloca o empregado contra a empresa, joga o patrão (visto como poderoso) e o empregado (coitado). Os sindicatos e os “comunistas” adoram colocar o empresário contra os trabalhadores e apoiar estas leis conflitantes. Já mencionei em outro artigo que não concordo com a multa de 40% do FGTS e que o papel de ajudar um cidadão desempregado é do governo, através de um seguro desemprego digno.

Não vejo problemas em um funcionário chegar para mim e falar sinceramente que não tem mais vontade de trabalhar na minha empresa. Depois de muitos anos fazendo a mesma coisa e infelizmente não ter tido grandes promoções que todos desejam, é normal que as pessoas fiquem desmotivadas e queiram procurar outras oportunidades em outras empresas. Na realidade existem inumeros motivos para uma pessoa ficar insatisfeita no trabalho, mesmo com boa remuneração. É o direito de todos escolher o que achar melhor para si. Ultimamente o mercado está aquecido e provavelmente conseguirá outro emprego rapidamente. Só que se ele quer sair, então que escreva sua carta de demissão e siga as leis (que não foram inventadas pelos empresários). Nossa empresa já fez acordos com funcionários para serem mandados embora, mas depois não devolveram a multa do FGTS. Além de que todos os próximos funcionários vão começar a pedir para serem demitidos com acordo, como se fosse um “direito adquirido” que a empresa tem que fazer com todos.

A maioria dos funcionários preferem ao inves disso fazer corpo mole, ficar batendo papo com todo mundo, causar problemas, faltar ao serviço apresentando atestados, e em casos extremos causar sabotagens, atender mal os clientes e falar mal da empresa para todos os funcionários. Todos sabemos que não conseguiremos provar qualquer malandragem desta que justifique “justa causa”, então na prática, acaba sendo melhor para a empresa mandá-lo embora porque o prejuízo de manter um funcionário desmotivado e influenciando negativamente os outros é maior do que as verbas recisórias. Mas as verbas recisórias são muito altas e muitas empresas não tem condições de arcar com tudo isso.

Mesmo a saída de um funcionário poderia ser programada. O funcionário fala que quer sair, eu contrato um novo funcionário para ser treinado para substituí-lo, e incentivo a pessoa a procurar um novo emprego não descontando do salário eventuais saidas para entrevistas de emprego. Ooops. Isto na realidade já existe e chama-se “aviso prévio”. Também na prática não funciona muito pois os empresários ficam com medo de que durante o aviso prévio o funcionário poderá prejudicar a empresa de alguma forma, apagando dados dos computadores, influenciando outros funcionários, atendendo mal os clientes, etc. Já vi muito isso acontecer.

Note que mesmo que o funcionário fique totalmente improdutivo, fazendo corpo mole, a empresa continua cumprindo sua parte, pagando seu salário integralmente e dando todos os benefícios da lei.

Assim como na maioria dos meus artigos, menciono que eu não quero generalizar. Existem muitos funcionários que dão o sangue pela empresa, vestem a camisa e não fazem este tipo de coisa.

2 comentários em “Funcionários descontentes nunca pedem as contas, fazem corpo mole para serem mandados embora

  1. mauro disse:

    cara vc falou quase td, mas o que ainda nao achei e o que nao entendo e que a lei nesse caso so funciona para um lado o do trabalhador,ele tem todo direito de fazer corpo mole sabotagen ou qq coisa e a gente tem que aturar tudo e pagar tudo que ele tem direito muito legal essas leis que so protege um lado(eu mato uma familia de trabalhadores inclusive crianças ah!!! detalhe sou menor de idade nao da nada) e mais ou menos isso ne,mas parabens pelas colocaçoes.abraços

  2. Gerso h.silva disse:

    Gerso H.Silva
    O cumulo da honestidade ,ser Honesto num Pais que tem muitos desonestos ( Politicos ,Policiais,Fiscais e outros,que fazem tudo para nao ter honestos )
    Para ser honesto no Brasil primeiro tem que ser desonesto, ou seja ladrao que rouba ladrao tem cem anos de perdao,nao fica preso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s