Funcionário insatisfeito é igual uma maçã podre numa cesta cheia de maças.

Impressionante como as pessoas se espelham nos maus funcionários. Como uma pessoa remando contra consegue desestabilizar um barco com 10 pessoas remando a favor. Essa é a característica da maioria. Pegue um grupo de 10 pessoas: uma pessoa trabalha duro e cumpre todas as regras, e tem outra é mais preguiçosa, atende as ligações durante o expediente e fica batendo papo. Provavelmente os demais vão começar a agir igual ao preguiçoso e discriminar o trabalhador que dá o sangue.

Falo pelos outros mas também por mim. É natural haver este relaxamento se você é a unica pessoa trabalhando duro, e as demais fazendo tudo devagar. É mais ou menos isso que ocorre com os servidores públicos que tem estabilidade e não tem chefes.

É fundamental que a empresa crie mecanismos e incentivos aos funcionários mais produtivos, mas isso na prática requer um controle e organização muito grande que poucas empresas conseguem implantar com sucesso. Por isso, esperamos das pessoas e valorizamos muito as pessoas proativas, que fazem as coisas sem ter que ficar cobrando tudo sempre e ainda proponha melhorias. Empresas que não recompensam os melhores funcionários acabam perdendo-os ou fazendo com que todos entrem no sistema nivelado por baixo. Como a CLT é rigida, adota o principio da isonomia ao pé da letra e direitos adquiridos, muitos empresários como eu nem sabem como implantar um sistema de recompensa justo que não implique reclamações trabalhistas futuras ou grandes prejuízos nas épocas de vacas magras. Uma empresa tem os momentos melhores e acabamos concedendo algumas regalias, mas quando a empresa passa por épocas de aperto não podemos voltar atrás. Somos sempre obrigados a pensar a longo prazo e arriscar pouco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s